X
Cotidiano

Ruínas da Ermida de Santo Antônio do Guaibê recebem nova ação de zeladoria

O local faz parte da história do Brasil e será resgatado para visitação

A Ermida do Guaibê é uma capela construída no século XVI no extremo norte de Guarujá / Divulgação/PMG

Resgatando a história de Guarujá, na segunda (24) e terça-feira (25), a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), por meio da Diretoria de Patrimônio Histórico - com apoio das Secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Operações Urbanas - irá realizar uma nova ação de zeladoria na Ermida de Santo Antônio do Guaibê, patrimônio histórico da Cidade. A manutenção vendo sendo feita desde o ano passado, com a atual gestão, e tem o objetivo de resgatar o local para visitas.

A Ermida do Guaibê é uma capela construída no século XVI no extremo norte de Guarujá, junto ao canal de Bertioga, e foi uma das primeiras igrejas do Brasil. O local era frequentado pelo Padre Anchieta, onde rezava missas e catequizava índios. Foi construída por José Adorno e é feita de pedras com sambaquis e óleo de baleia com conchas. Atualmente restam as ruínas que ainda dão a dimensão da antiga estrutura desta construção histórica.

"A Ermida faz parte da história não só do Guarujá, mas do Brasil. Queremos resgatar este local para que seja usado e conhecido, tanto pelos turistas que nos visitam, quanto para os próprios moradores da Cidade", explica a diretora de patrimônio cultural, Mônica Daige.

O acesso a Ermida é feito pela Trilha das Ruínas, que tem início na Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana, a estrada Guarujá-Bertioga. O caminho é feito por uma área preservada da Mata Atlântica. A Prefeitura de Guarujá e de Bertioga firmaram parceria em agosto de 2017 para que sejam feitas as manutenções no local.

 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos discute queda de Carille em reunião nesta segunda

Dois PMs morrem com suspeita de febre maculosa durante curso

Vítimas eram instrutores da COPC, que teve uma fase de curso em área de mata. Casos seguem em análise pela Fiocruz

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software