Cotidiano

Ruínas da Ermida de Santo Antônio do Guaibê recebem nova ação de zeladoria

O local faz parte da história do Brasil e será resgatado para visitação

Da Reportagem

Publicado em 20/09/2018 às 21:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Ermida do Guaibê é uma capela construída no século XVI no extremo norte de Guarujá / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

Resgatando a história de Guarujá, na segunda (24) e terça-feira (25), a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), por meio da Diretoria de Patrimônio Histórico - com apoio das Secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Operações Urbanas - irá realizar uma nova ação de zeladoria na Ermida de Santo Antônio do Guaibê, patrimônio histórico da Cidade. A manutenção vendo sendo feita desde o ano passado, com a atual gestão, e tem o objetivo de resgatar o local para visitas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Ermida do Guaibê é uma capela construída no século XVI no extremo norte de Guarujá, junto ao canal de Bertioga, e foi uma das primeiras igrejas do Brasil. O local era frequentado pelo Padre Anchieta, onde rezava missas e catequizava índios. Foi construída por José Adorno e é feita de pedras com sambaquis e óleo de baleia com conchas. Atualmente restam as ruínas que ainda dão a dimensão da antiga estrutura desta construção histórica.

Continua depois da publicidade

"A Ermida faz parte da história não só do Guarujá, mas do Brasil. Queremos resgatar este local para que seja usado e conhecido, tanto pelos turistas que nos visitam, quanto para os próprios moradores da Cidade", explica a diretora de patrimônio cultural, Mônica Daige.

O acesso a Ermida é feito pela Trilha das Ruínas, que tem início na Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana, a estrada Guarujá-Bertioga. O caminho é feito por uma área preservada da Mata Atlântica. A Prefeitura de Guarujá e de Bertioga firmaram parceria em agosto de 2017 para que sejam feitas as manutenções no local.

Continua depois da publicidade

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software