O senhor Roberto Pires se considera um apaixonado pelo Natal. / Arquivo Pessoal
Continua depois da publicidade
Chegou a época que o espírito natalino toma conta das pessoas. O clima fica mais suave, dizem até que existe um "cheiro de natal", e as ruas e avenidas ganham tantas cores e luzes, que o povo sai pela cidade para conferir a decoração.
Roberto Pires mudou para Santos há 7 anos e é um apaixonado pelo Natal. O engenheiro civil aposentado veio de Campinas após um problema de saúde e descobriu, no final do ano, que morava em uma das ruas mais natalinas da cidade.
Continua depois da publicidade
A Rua Roberto Sandall, na Ponta da Praia, tem apenas uma quadra, próxima ao Aquário Municipal de Santos, e há mais de 20 anos mantém a tradição de decorar todos os prédios, incluindo as árvores, escadas, corrimãos e portas.
Os moradores se unem todos os anos, nos primeiros dias de dezembro, para decorarem juntos os prédios da rua. Roberto sempre ajuda a arrumar o prédio onde mora e foi síndico por dois anos. "Desde criança eu amo o Natal. É um período muito bonito, eu me emociono muito", contou.
Continua depois da publicidade
O começo da tradição da Roberto Sandall foi há cerca de 25 anos, quando um morador colocou lâmpadas coloridas nas árvores que ficam nas calçadas dos prédios. No dia 1º de dezembro, tudo recomeça e as luzes da rua são acesas.
Aos finais de semana, músicas natalinas ecoam, saindo diretamente da janela da sala do senhor Roberto, sempre às 20h30, com exceção dos dias chuvosos. Algumas pessoas já chegaram até mesmo a pedir pra ele colocar música, pois estavam com visitas em casa. A divulgação nas redes sociais funcionou perfeitamente como um chamariz de entusiastas do Natal.
Segundo o aposentado, até mesmo o próprio Papai Noel esteve por lá no último domingo (15). "Estava tocando música e o Papai Noel apareceu justamente quando ela parou. Coloquei de volta e saí correndo atrás dele igual a um menino!", conta ele, aos risos.
Continua depois da publicidade
Mesmo com a crise econômica, Roberto afirma que este ano tem sido melhor do que o anterior. Alguns moradores apenas economizam reutilizando decoração de anos anteriores de forma diferente.
A última quinta (19) também recebeu a visita do bom velhinho, que chegou lá às 20h30 e foi embora só às 22h. O Papai Noel gostou tanto da Rua Roberto Sandall que acabou voltando, tocando seu sininho e chamando os moradores, principalmente crianças, que foram fazer seus pedidos para ele.
Todo esse movimento aquece o coração de Roberto, que conta emocionado: "mesmo com a crise vale a pena, as crianças vêm brincar com as luzes, correm. Eu incentivo sempre que haja muita alegria por aqui".
Continua depois da publicidade
EMBARÉ
A poucos quilômetros de distância, outra rua também é bem conhecida na cidade pelas luzes natalinas. A Rua Álvaro Alvim, no Embaré, já venceu vários prêmios do Ilumina Santos e até hoje seus casarões também são decorados.
A crise econômica diminuiu a quantidade de imóveis decorados, mas não tira a beleza e o espírito de Natal que permanece em toda a via.
Continua depois da publicidade