Prefeitura de Santos decidiu retirar a rotatória nesta segunda-feira (30) / Renan Lousada/DL
Continua depois da publicidade
Após inúmeras reclamações e registros de acidentes envolvendo a rotatória instalada no cruzamento das ruas Alexandre Martins e Liberdade, no bairro da Aparecida, em Santos, a Prefeitura decidiu retirar o equipamento nesta segunda-feira (30).
A decisão veio cerca de um mês após a instalação da sinalização, alvo de críticas de moradores e comerciantes da região.
Continua depois da publicidade
Em nota ao Diário do Litoral, a administração municipal justificou a retirada: “Em razão do desrespeito na utilização da rotatória, a mesma será substituída por lombada”.
A medida foi adotada depois que câmeras de segurança flagraram diversas infrações no local, incluindo ônibus e caminhões atravessando a rotatória de forma irregular — e até acidentes, como a colisão entre um carro e uma moto e a queda de um pedestre.
Continua depois da publicidade
O trecho virou motivo de preocupação para a população, que relata aumento de risco para pedestres, perda de vagas de estacionamento e impacto direto no comércio local.
“São 24 vagas para veículos que foram perdidas. Criou-se mais acidentes por conta da rotatória”, afirmam José Pinto Magalhães e João Magalhães, donos de estabelecimentos na região. Eles também organizaram um abaixo-assinado com cerca de 300 assinaturas pedindo a retirada do equipamento.
Quando os comerciantes reclamaram ao Diário do Litoral sugeriram a instalação de lombofaixas em ambos os sentidos da via, o que, segundo eles, contribuiria para a segurança sem prejudicar o fluxo de clientes.
Continua depois da publicidade
Em resposta anterior, a Prefeitura havia defendido a rotatória, afirmando que a estrutura seguia novo padrão técnico de sinalização e que a presença de tachões (usados como sinalização auxiliar) não comprometia a segurança dos pedestres, desde que eles atravessassem pela faixa adequada.
Também informou que, por questões de segurança, foi necessário restringir o estacionamento próximo ao dispositivo e que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realizaria novas vistorias no local.
Agora, com a decisão de substituição da rotatória por lombada, a expectativa dos moradores e comerciantes é que a medida traga mais segurança e menos prejuízos para o comércio da região. A CET deve continuar monitorando o local nos próximos dias para avaliar a eficácia da nova solução implantada.
Continua depois da publicidade