X

Cotidiano

Rosana Valle quer envolver Terminal Público de Pesca à Nova Ponta da Praia

A deputada quer envolver na parceria o Terminal, o Centro Paula Souza e também o Sebrae e a Prefeitura de Santos

Da Reportagem

Publicado em 23/10/2019 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A proposta é criar no TPPS cursos de Manutenção de Embarcações e Motores Náuticos, Gastronomia e outros / Divulgação

A deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) está propondo criar na área de seis mil metros quadrados do Terminal Público de Pesca de Santos (TPPS) cursos de Manutenção de Embarcações e Motores Náuticos, Gastronomia e outras habilidades náuticas, num centro de aprendizagem chamado Jovens do Mar. O Terminal da Pesca, inaugurado por Juscelino Kubitschek, em janeiro de 1958, opera hoje com 5% da sua capacidade e tem somente quatro funcionários.

Em recente visita, a parlamentar ficou indignada com a decadência do equipamento. A fábrica de gelo está fechada há quatro anos. Não há manutenção nem recursos para conservação. As coberturas do galpão estão desabando, a ferrugem avança sobre as estruturas, há rachaduras nas colunas e no antigo prédio administrativo. Tudo caminha para a desativação e o abandono do TPPS que já foi modelo nacional. Hoje, poucas embarcações descarregam pescado para compradores, que antes contavam com gelo e maior estrutura.

Rosana Valle marcou audiência com a ministra Tereza Cristina, da Agricultura, responsável pelo Terminal, para pedir mais dignidade aos pescadores e autorização para uso compartilhado do espaço, incluindo desembarque de pescado, cursos náuticos e também turismo.

"Vou ao Governo do Estado pedir ao Centro Paula Souza um curso de manutenção de embarcações e motores náuticos. Temos dezenas de marinas que necessitam destes profissionais. O curso de gastronomia aproveitará os frutos do mar frescos desembarcados, criando mais uma atração turística, que se integrará ao Projeto da Nova Ponta da Praia", afirmou a parlamentar.

Rosana quer unir no TPPS inclusão social, aprendizagem e turismo: "Os turistas poderão visitar o local em frente ao novo Centro de Convenções, onde vão degustar frutos do mar preparados pelos jovens e observar o desembarque dos pescadores, como acontece em vários países, aproveitando o grande potencial turístico".

A área original do TPPS, de 26 mil m2, já teve parte autorizada, pelo Governo Federal, para as obras do Centro de Convenções da Nova Ponta da Praia, e outra teve parte cedida para a Polícia Federal, restando apenas os 6 mil m2 hoje em situação precária. Mas o potencial é enorme, pois os píeres de atração têm calado em torno de 10 metros e estão de frente para a entrada do maior Porto da América Latina e da mais movimentada travessia de balsas do Mundo. A deputada quer envolver na parceria o Terminal, o Centro Paula Souza e também o Sebrae e a Prefeitura.

Rosana constatou grande potencial de expansão e geração de empregos. O Estado tem 181 mil embarcações de lazer, com 382 mil usuários. A cadeia produtiva do setor movimenta R$ 5,3 bilhões/ano e emprega 27.500 pessoas. O Estado de São Paulo registra um barco para cada 248 pessoas.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter