X

Cotidiano

Rosana Valle pede ao procurador do Trabalho tentar reverter demissões na Usiminas

Parlamentar acredita que é preciso preservar o parque industrial e a mão-de-obra qualificada para a retomada da produção quando a pandemia passar

Da Reportagem

Publicado em 18/05/2020 às 11:46

Atualizado em 18/05/2020 às 11:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Deputada enviou ofício ao procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro

A deputada federal Rosana Valle (PSB) pediu nesta manhã (18/5) para o Ministério Público do Trabalho (MPT) tentar reverter as 900 demissões na Usiminas, em Cubatão.  Em ofício ao procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, a deputada lembra da Medida Provisória (MP 936), do Governo Federal,  viabilizando um acordo de não-demissão, com a possibilidade de redução de salários, enquanto durar a pandemia.

"Peço ao procurador o acompanhamento desta situação, que afeta muitas famílias na Baixada Santista", apela a parlamentar, que também mantém contato com o Sindicato dos Metalúrgicos para acompanhar a questão.

A parlamentar lembrou que o MPT identificou a necessidade de apresentação de dados contábeis mais concretos sobre a situação econômica da empresa, que podem ajudar na negociação. 

A deputada disse entender o contexto econômico provocado pela pandemia, que impactou negativamente o setor siderúrgico, como a queda no consumo de aço em abril.

Mas Rosana acredita que é preciso preservar o parque industrial e a mão-de-obra qualificada para a retomada da produção quando a pandemia passar. “Temos que pedir que todos negociem ao máximo para manter os postos de trabalho, uma vez que, somente com alguma renda, é que podemos retomar o consumo,” apelou.

A parlamentar citou a própria Usiminas, que afirmou recentemente “estar empenhada para a preservação da sua força de trabalho e a sobrevivência da operação em Cubatão”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter