X

Cotidiano

Rosana Valle pede ao presidente Bolsonaro reativação do ramal ferroviário Cajati-Santos

Para Rosana, o transporte de cargas pelos trens também é vantajosa

Da Reportagem

Publicado em 30/05/2020 às 11:17

Atualizado em 30/05/2020 às 11:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ramal foi depois abandonado, sofrendo invasões em seus 198 quilômetros de extensão, o que provocou enorme prejuízo, conforme denúncia do Ministério Público Federal / Divulgação

A deputada federal Rosana Valle (PSB) enviou ofício ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas,  cobrando uma ação decisiva para a retomada do antigo ramal ferroviário Cajati-Santos, que chegou a funcionar por meio século entre a Baixada Santista e o Vale do Ribeira. 

O ramal foi depois abandonado, sofrendo invasões em seus 198 quilômetros de extensão, o que provocou enorme prejuízo, conforme denúncia do Ministério Público Federal.

“É um escândalo o sucateamento deste ramal ferroviário. Temos que aproveitar agora, que o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a retomar o projeto da Malha Ferroviária Paulista, para que inclua o trecho Cajati-Santos no pacote de investimentos de R$ 6 bilhões para reativar este importante setor para o escoamento da produção agrícola no País”, disse a deputada.

A empresa Rumo, que ampliará a Malha Paulista, que ligará o Porto de Santos ao Centro-Oeste do Brasil, passando por Mato Grosso e Goiás, já se manifestou anteriormente indicando a “inviabilidade” do aproveitamento do ramal Cajati-Santos. 

Mas Rosana Valle lembra que o mesmo parecer da Rumo sugere a possibilidade de  retomada do trecho com outro tipo de trens. “É possível retomar com trens de passageiros, tipo Veículo Leve sobre Trilhos, ligando o Vale à Baixada, o que ativaria o turismo, gerando empregos e renda”, disse a parlamentar.

Para Rosana, o transporte de cargas pelos trens também é vantajosa: “Um trem de cargas com 100 vagões consegue transportar o equivalente a 357 caminhões, reduzindo o trânsito nas estradas e proporcionando uma economia do País. Tanto que a Malha Ferroviária Paulista, quando concluída, representará uma redução do frete de no mínimo 10%, com vantagens para todos.  Para o Vale, o ramal Cajati-Santos também representará um incentivo à agricultura da região”, concluiu.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter