X

Cotidiano

Rosana Valle pede ao MPT recondução dos 360 já demitidos pela Usiminas

Para a parlamentar, esta reintegração precisa acontecer antes da audiência marcada para o próximo dia 28

Da Reportagem

Publicado em 21/08/2020 às 17:12

Atualizado em 21/08/2020 às 17:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A deputada federal Rosana Valle / DIVULGAÇÃO

A deputada federal Rosana Valle (PSB) enviou ofício ao Ministério Público do Trabalho (MPT) pedindo providências no sentido da imediata recondução, pela Usiminas, dos 360 trabalhadores já demitidos pela empresa antes mesmo de esgotadas todas as possibilidades legais, no âmbito da Justiça do Trabalho, no sentido de se evitar o corte dos 900 empregados da siderúrgica de Cubatão.

Em ofício ao procurador do MPT, Diego Sanches Catelan, a  parlamentar pede tal providência porque a Justiça do Trabalho manteve em vigor novamente a liminar da juíza da 2ª Vara de Cubatão, Adalgilza Lins Dornelas, de maio deste ano,que proibia as demissões.  Assim, a siderúrgica deve reintegrar os demitidos imediatamente. A liminar havia sido cassada em julho, mas voltou a vigorar desde ontem.

Para Rosana, esta reintegração precisa acontecer antes mesmo da audiência marcada para sexta-feira, dia 28 deste mês, quando o tema será novamente apreciado. “Isso porque os trabalhadores precisam garantir sua sobrevivência a cada dia”, afirmou Rosana.  

A deputada também solicitou ao desembargador Ricardo Apostólico Silva, do Tribunal Regional do Trabalho, para tentar reverter a dramática decisão da empresa de cortar postos de trabalho em confronto com a Lei Federal 14.020, aprovada  justamente para manter os empregos durante a pandemia.

Rosana Valle ressaltou que não faltou boa vontade de negociar por parte do Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada, que apresentou proposta de 12 itens à Usiminas, que inclui redução da jornada de trabalho, suspensão do contrato, entre outras, levando em conta o limite máximo do turnover da empresa (percentual de rotatividade dos empregados).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter