X

Túnel ou Ponte?

Rosana Valle: 'Defender túnel e ponte entre Santos e Guarujá significa não defender nenhum projeto'

Deputada Federal diz ter plena confiança de que túnel é a melhor solução possível e que apoio de empresas privadas viabilizará obra nos próximos anos

LG Rodrigues

Publicado em 18/03/2022 às 11:10

Atualizado em 18/03/2022 às 16:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A ligação seca entre Santos e Guarujá ganhou força nos últimos meses, com o anúncio do Governo Federal da inclusão da construção do túnel imerso na desestatização do Porto de Santos / LG Rodrigues/ Diário do Litoral

A deputada federal Rosana Valle (PSB) tem plena confiança de que o túnel submerso ligando Santos e Guarujá não apenas será construído e concluído como também é a melhor solução possível para a mobilidade urbana na Baixada Santista. Além disso, a parlamentar afirmou que defender a construção de uma ponte e do túnel entre ambos municípios significa não defender nenhum projeto, algo que foi cogitado pelo governador João Doria (PSDB) durante os últimos meses. A declaração foi concedida na manhã desta sexta-feira (18) durante o 1º Fórum Vou de Túnel de Mobilidade Urbana, que ocorreu no Santos Convention Center.

O evento contou com a presença do prefeito santista Rogério Santos (PSDB), vereadores de todas as nove cidades da Baixada Santista e diversos especialistas que vêm viabilizando e elucidando os aspectos técnicos do túnel submerso.

Rosana foi uma das primeiras participantes a se pronunciar durante o Fórum e afirmou que a Baixada Santista está vivendo um momento histórico e que deve concluir uma promessa de mais de 100 anos.

"Vivemos um momento histórico no maior porto do hemisfério sul. As mudanças que estão acontecendo e as que virão caminham para ampliar a capacidade e aperfeiçoar o atendimento para fazermos frente ao crescente aumento da movimentação de cargas e do comércio exterior no Brasil. Vivemos também um momento histórico porque estamos perto de realizar um sonho centenário que ficou renegado a promessas políticas e por que que hoje eu acredito que será diferente? Quando eu saio nas ruas as pessoas me questionam, 'mas vai mesmo deputada, vai sair?' Nós ouvimos falar isso aqui na Baixada Santista há cem anos e não acreditamos mais. E por que que temos razões para acreditar? Primeiro, porque o anseio foi impulsionado por empresas privadas, com o apoio da comunidade e com esse apoio nasceu o movimento Vou de Túnel, movimento que é apoiado por entidades técnicas, sem viés político e que possuem larga experiência no mundo em projetos desse tipo. Segundo ponto, a equipe de gestão hoje da autoridade portuária de Santos é altamente competente, conquistou superávit que nunca foi visto na história dos cofres públicos da SPA. Temos um ministro da infraestrutura com excelência, com conhecimento e uma equipe técnica também especializada em modelagem que garante a visibilidade e a viabilidade econômica desse projeto", afirma. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em seguida, ela destacou que a privatização do porto santista não deverá interferir na construção do túnel submerso e voltou a afirmar que a criação de uma ponte como opção de ligação seca prejudicaria as operações portuárias ao mesmo tempo que não seria capaz de atender em 100% a necessidade dos caiçaras de toda a Região. A parlamentar também aproveitou o momento para criticar aqueles que defendem a construção de túnel e ponte, algo que havia sido cogitado recentemente pelo governador de São Paulo, João Doria.

"Eu creio que independentemente de discutirmos a desestatização do Porto de Santos, eu estou convencida de que o projeto é uma realidade e que tem vida própria. Eu estou convencida que nesse momento também defender os dois projetos, de ponte e túnel, é defender nenhum", conclui.


VIABILIZAÇÃO
A ligação seca entre Santos e Guarujá ganhou força nos últimos meses, com o anúncio do Governo Federal da inclusão da construção do túnel imerso na desestatização do Porto de Santos. O Fórum foi realizado com o objetivo de apresentar a modelagem da atualização da ligação seca entre Santos e Guarujá por túnel e ampliar a discussão sobre a importância da obra e seus impactos no desenvolvimento portuário e na mobilidade urbana da região da Baixada Santista. A Campanha Vou de Túnel tem parceria com a União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS).

O evento contaria ainda com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, mas ele precisou cancelar devido à sua agenda. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e especialistas e demais autoridades das esferas Municipal, Estadual e Federal, além da iniciativa privada, participaram do debate.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter