X

Cotidiano

Rosana Valle apela a Bolsonaro e a ministro para evitar demissões na Usiminas e Petrobras

Deputada federal tenta evitar duas ameaças que podem ceifar mais de 2 mil empregos na Baixada

Da Reportagem

Publicado em 22/05/2020 às 12:11

Atualizado em 22/05/2020 às 12:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Rosana Valle cobra uma ação do presidente e do ministro pela manutenção destes empregos / DIVULGAÇÃO

A deputada federal Rosana Valle (PSB) apelou ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para evitar duas ameaças que podem ceifar mais de 2 mil empregos na Baixada Santista.

Em ofícios enviados nesta sexta-feira (22/5), ao presidente e ao ministro, a parlamentar informou que a Petrobras vai transferir, a partir de 1º de junho, 937 trabalhadores de 7 plataformas de exploração e produção de petróleo e gás natural de Santos para o Rio de Janeiro. 

“A Petrobras já havia desativado voos do Aeroporto de Itanhaém para o Rio. Agora vai cortar o transporte destes trabalhadores entre Santos e o Rio. Assim, a empresa sinaliza que pretende abandonar suas atividades em São Paulo, causando mais desemprego na Baixada, fim de investimentos importantes e queda das receitas municipais e estaduais”, alertou.

Outra consequência, argumentou Rosana, é a Petrobras vir a desativar um edifício administrativo no Centro de Santos, com perda de mais cerca de 1.000 postos de trabalho, afetando o comércio, prestadores de serviço e o projeto de revitalização do Bairro do Valongo. 

“O impacto na região será enorme, justamente agora, quando grandes empresas fazem doações e outros gestos de parcerias solidárias. Trata-se, portanto, de ter um olhar para as pessoas e não somente para os números.”, protestou. 

Usiminas
A deputada lembrou ao presidente e ao ministro que a Usiminas anunciou a demissão de 900 empregados, mesmo tendo a possibilidade de usar a Medida Provisória 936, que permite a redução de salários para manter os empregos enquanto durar a pandemia. 

O Sindicato dos Metalúrgicos, com apoio da parlamentar, conseguiu uma liminar da Justiça do Trabalho suspendendo as demissões. Mas a ameaça persiste, uma vez que a Usiminas já afirmou que vai recorrer. 

Rosana Valle cobra uma ação do presidente e do ministro pela manutenção destes empregos, sobretudo neste momento dramático de pandemia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da +Milionária no concurso 141, nesta quarta (24)

O prêmio é de R$ 176.000.000,00

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter