Túnel será fechado durante essa semana para manutenções antes das comemorações do Natal / Tamoios/Divulgação
Continua depois da publicidade
A Rodovia dos Tamoios contará com uma operação especial para o período de Natal e Ano Novo, entre 23 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026. A expectativa da Concessionária Tamoios é que cerca de 624 mil veículos circulem pelo sistema durante o recesso, impulsionando o deslocamento entre o Vale do Paraíba e o Litoral Norte.
Para atender ao aumento da demanda, haverá reforço no efetivo operacional e a disponibilização de guinchos extras ao longo da rodovia. Nas praças de pedágio tradicionais, a Operação Papa-Filas poderá ser acionada, com ampliação das cabines de atendimento.
Continua depois da publicidade
A concessionária orienta os motoristas a utilizarem TAGs de pagamento automático, como Veloe, ConectCar, Move Mais, Taggy e Sem Parar, para agilizar a passagem. Também estarão disponíveis cabines de autoatendimento com pagamento por cartão ou aproximação, inclusive para motociclistas e veículos com carretinhas.
Não haverá fechamento noturno dos túneis para manutenção entre 19 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026. Já as obras estarão suspensas no sentido litoral a partir das 14h de terça-feira (23) até segunda-feira (5).
Continua depois da publicidade
Já no sentido São José dos Campos, os trabalhos não ocorrerão nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Nos demais dias, as intervenções poderão acontecer conforme o fluxo de veículos.
Durante o período, a Serra Antiga será utilizada como pista de descida (São José dos Campos → Caraguatatuba), enquanto a Serra Nova funcionará como pista de subida (Caraguatatuba → São José dos Campos). O Contorno Norte dá acesso a Massaguaçu, no sentido Ubatuba, e o Contorno Sul liga Caraguatatuba a São Sebastião, próximo ao Porto e à balsa de Ilhabela.
O acesso aos Contornos Norte e Sul ocorre no km 82, antes do Supermercado Shibata. Para seguir ao Contorno Norte, o motorista deve acessar a alça e realizar o retorno cerca de 500 metros à frente. Já para o Contorno Sul, basta acessar a alça e seguir em frente. A concessionária poderá adotar bloqueios preventivos antes dos túneis para evitar retenções internas em momentos de tráfego intenso.
Continua depois da publicidade
O pedágio eletrônico (free flow) segue em funcionamento no km 13,5 do Contorno Sul, com tarifa básica de R$ 5,50, cobrada nos dois sentidos. Veículos com TAG têm o valor debitado automaticamente.
Quem não possui o dispositivo pode efetuar o pagamento pelo site freeflowtamoios.com.br, pelo aplicativo Tamoios Free Flow ou nos totens disponíveis nos Serviços de Atendimento ao Usuário dos km 10,8 e 20 do Contorno, no litoral.