A maior concentração ocorre justamente no trecho mais desafiador da via / Robson Roy
Continua depois da publicidade
Quem dirige rumo ao litoral norte de São Paulo, especialmente para Ubatuba, pode encontrar um cenário inesperado na Rodovia Oswaldo Cruz: centenas de calotas acumuladas ao longo da pista, principalmente nas áreas de serra.
O fenômeno, embora curioso à primeira vista, representa riscos tanto para a segurança viária quanto para o meio ambiente.
Continua depois da publicidade
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), cerca de 2 mil calotas são recolhidas todos os meses na rodovia.
A maior concentração ocorre justamente no trecho mais desafiador da via, onde curvas fechadas e descidas íngremes contribuem para que as peças se soltem com facilidade dos veículos.
Continua depois da publicidade
A Oswaldo Cruz, que liga Taubaté a Ubatuba, é conhecida por abrigar um dos trechos de serra mais complexos do estado, com curvas construídas ainda no século XVIII.
Em apenas 8 quilômetros, os motoristas descem aproximadamente 1.000 metros de altitude, exigindo muito do sistema de freios.
De acordo com o DER-SP, o esforço constante dos freios gera forte aquecimento, que acaba sendo transmitido às calotas. Como são feitas de plástico, elas se deformam com o calor e acabam se soltando, caindo pela pista ou sendo arremessadas para a mata.
Continua depois da publicidade
Dica do editor: Impressionante: rodovia 'flutua' por 180 km sobre o oceano com paisagens de tirar o fôlego.
Para reduzir os riscos, o DER-SP mantém uma rotina de limpeza: todas as semanas, equipes percorrem o trecho a pé recolhendo as calotas.
A ação evita que as peças causem acidentes, prejudiquem a vegetação da Mata Atlântica ou poluam o entorno. Apesar disso, o grande volume recolhido ainda surpreende quem passa pelo local.
Continua depois da publicidade
Especialistas recomendam que os motoristas utilizem o freio-motor durante a descida da serra, uma técnica que ajuda a controlar a velocidade usando as marchas, reduzindo a dependência do pedal do freio.
Isso evita o superaquecimento e diminui as chances de desprendimento das calotas. Além disso, é fundamental manter pneus, rodas e suspensão em boas condições antes de enfrentar trechos tão exigentes.