X

Cotidiano

Risco de morte na praia de Pernambuco, em Guarujá

Muros de mansões “pé na areia” atingidos por ressaca põem em risco banhistas

Publicado em 05/11/2013 às 10:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A forte ressaca que atingiu a região, especialmente Guarujá semana passada, causou mais do que prejuízo financeiro aos milionários da Praia de Pernambuco. Conforme flagrado pelo DL, o que sobrou dos muros das mansões pé na areia pode, a qualquer momento, cair sobre banhistas, especialmente crianças que frequentam o local.

Ontem, a reportagem recebeu pelo menos duas ligações de pessoas que sofreram acidentes por causa de pedras dos muros que acabaram sendo parcialmente cobertas pela areia e vergalhões que também ficaram expostos no local. Um surfista feriu o pé nos ferros que caíram junto com o concreto.

As ondas derrubaram os equipamentos de proteção de concreto de pelo menos seis edificações, destruindo parte dos equipamentos que, por sinal, vem sendo alvo do Projeto Orla, da Prefeitura, que visa regularizar uma situação que há anos perdura no município: o uso de espaços públicos como se fossem particulares.

A força da natureza acabou acelerando um processo que visa reduzir as áreas externas das mansões, concebidas após ocupação irregular de terrenos da União e que estão registradas pela Prefeitura como áreas verdes e de domínio público. Conforme o Projeto Orla, os proprietários terão que recuar 25 metros seus imóveis frente ao mar e devolver o espaço à municipalidade.

Muros, agora, causam perigo aos banhistas que frequentam a praia (Foto: Daniel Villaça/DL)

A informação foi veiculada com exclusividade, em abril deste ano, pelo então diretor de projetos e orçamento da Secretaria de Planejamento de Guarujá, arquiteto Marco Damin que na ocasião o Projeto de Intervenção Urbanística (PIU), planejado para atender ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), instituído em setembro de 2010, entre o Município e a União.

Os imóveis são separados da praia por imensos muros, intransponíveis em função da altura e do material utilizado em suas construções. Para ocupar a Praia de Pernambuco, o cidadão comum tem que ser parente ou amigo dos proprietários. Caso não goze desse privilégio, tem que optar pelos poucos acessos existentes ao longo da Avenida Marjory da Silva Prado, paralela à praia, que tem 1.800 metros de extensão.

Os proprietários — em geral políticos e pessoas influentes — valendo-se de anos de omissão por parte da Prefeitura, têm uma visão privilegiada de uma das praias mais concorridas da Cidade. No espaço público que foi incorporado aos seus imóveis, construíram piscinas, quiosques, varandas gourmets, jardins de inverno e outras estruturas de lazer.

A região da Praia de Pernambuco é tida como uma das mais belas do Guarujá. Conhecida principalmente por ser a preferida de vários artistas famosos e por casas com estilos arquitetônicos sofisticados, é uma área residencial dedicada principalmente ao turismo, sendo que a atividade comercial é praticamente restrita.

Ainda não existe data para remoção dos muros e nem para início das obras de paisagismo, que irão devolver a munícipes e turistas o direito de desfrutar de um espaço restrito a uma minoria amparada pela poder aquisitivo e pela influência política, que lhes permitiram anos de regalias.

Após a retomada da área, a Prefeitura pretende construir calçadões ajardinados e quiosques, como irá acontecer em mais cinco praias urbanizadas de Guarujá — Guaiúba, Tombo, Astúrias, Pitangueiras e Enseada. O PIU prevê uma nova concepção arquitetônica para os quiosques, que permitirão acessibilidade e banheiros.

Prefeitura

A Secretaria de Meio Ambiente informa que não possui, ainda, a responsabilidade de gestão das praias da Cidade, sendo isto uma responsabilidade da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Agora, depois do ocorrido, toda e qualquer intervenção a ser feita pelos moradores daquele local deve ser antes comunicada à SPU, para que, assim, tenham a permissão para realizar alguma obra.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter