Cotidiano

Risco de inundações põe cidade mais famosa do Brasil entre as mais vulneráveis do mundo

Relatório da ONU aponta que aumento do nível do mar e ressacas elevam os riscos de inundações na cidade mais conhecida do Brasil

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 05/09/2025 às 12:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Elevação do nível do mar é causada por conta do aquecimento global; Atafona, no Rio de Janeiro, é uma das cidades mais vulneráveis / Reprodução/Youtube

Continua depois da publicidade

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou uma lista com 31 cidades mais vulneráveis aos riscos da elevação do nível do mar. Entre elas, duas são brasileiras e ficam na costa da região Sudeste: a capital do Rio de Janeiro e Atafona, distrito de São João da Barra, no mesmo estado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O relatório “Surging Seas in a warming world: The latest science on present-day impacts and future projections of sea-level rise” (em tradução livre: 'Mares em elevação num mundo em aquecimento: a ciência mais recente sobre os impactos atuais e as projeções futuras da subida do nível do mar') é que fez o alerta em setembro de 2024.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Litoral terá final de semana invadido por maré alta e mar agitado

• Avanço do mar pode engolir duas cidades brasileiras até 2050, aponta relatório da ONU

• Elevação histórica do nível do mar agrava alerta global sobre mudanças climáticas

O documento explica que a taxa de aumento do nível do mar mais do que dobrou nas últimas décadas. A projeção é que esta elevação pode chegar a 21 cm até 2050. Atualmente, nas duas cidades citadas do Rio, a elevação já alcançou 13 cm.

A elevação do nível do mar é causada por conta do aquecimento global, pois a água se expande quando o ambiente fica mais quente, derrete geleiras e, assim, passa a ocupar mais espaço.

Continua depois da publicidade

Até 2050, oceano pode inundar Santos e Guarujá, alerta novo estudo

Conforme explicou o geógrafo marinho, Eduardo Bulhões, da Universidade Federal Fluminense (UFF), ao portal Terra, esse aumento se dá de forma antropogênica. Traduzindo, é causado pelo homem. O especialista ainda afirma que esse cenário se potencializa sobretudo por conta do aumento nas emissões de gases de efeito estufa. 

Apesar de o aumento do nível do mar ser da ordem de poucos centímetros, os impactos são diversos, explica o geólogo marinho Eduardo Bulhões.

Continua depois da publicidade

Ele ressalta que, quando se multiplica a elevação média do nível do mar pela área do oceano, trata-se de um volume colossal de água em constante movimentação, interagindo com ventos cada vez mais fortes e gerando ondas maiores e tempestades no oceano, como ressacas cada vez mais severas.

Mar engole Santos: projeções mostram cenário devastador até 2150

Bulhões destaca que isso é especialmente grave para áreas já vulneráveis à erosão costeira, como Atafona, cuja vulnerabilidade é associada a múltiplos fatores que agora se somam aos impactos cada vez mais evidentes das mudanças climáticas.

Continua depois da publicidade

Ele também alerta para os transtornos que a elevação do nível do mar causa à drenagem urbana em grandes cidades litorâneas, como o Rio de Janeiro.

Segundo o especialista, toda a água da cidade precisa escoar para o mar, e com o aumento do nível do oceano, esse escoamento é dificultado, elevando o risco de inundações, especialmente em áreas de baixada com grande concentração populacional.

Assista o vídeo do canal Histórias e Lugares, no Youtube, para entender o que a elevação acelerada do mar está fazendo em Atafona, no Rio de Janeiro:

Continua depois da publicidade

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software