Banner gripe

Rio Santos Jazz Fest começa no próximo dia 22 com programação gratuita

Realizado pelo 6º ano seguido, Festival inscrito pela UNESCO terá dez dias de atrações

Comentar
Compartilhar
18 ABR 2019Por Pedro Henrique Fonseca11h00
Taryn Szpilman (foto) & Trio realizará um dos shows mais esperados do eventoFoto: Rodrigo Castro/Divulgação

Entre os dias 22 de abril e 01 de maio, vários espaços da Cidade irão receber, pelo sexto ano seguido, as atrações do Rio Santos Jazz Fest 2019. Com o objetivo de entreter o público com o estilo musical que é um dos principais alicerces da música popular mundial, além de uma variada programação cultural enriquecida com exibições de filmes e exposições fotográficas, o evento será realizado durante o mês de comemorações do Dia Internacional e Municipal do Jazz, celebrado no dia 30 de abril.

Com apresentações gratuitas, o Festival trará shows de grandes nomes da música do Rio de Janeiro, São Paulo e Santos. Na abertura, que ocorre nesta segunda-feira (22), às 20h00, na Pinacoteca Benedicto Calixto, o som fica por conta do cortejo da Rio Santos Street Band, seguido da apresentação do By Night Trio, com o melhor do Jazz e Bossa Nova.

A agenda de eventos prossegue com espetáculos musicais, de Sebastian Rot; Carla Mariani Quartet e Guilherme Doneaux; Giu Nogueira & Bina Coquet Trio; Ricardo Baldacci Trio; Aton Quintet; Conjunto Vocal SP 101; Mario Tirolli Trio; Taryn Szpilman & Trio; Cris Delanno & Nelson Faria, além de apresentação do Conjunto de Violões do Projeto Esculpir, que traz jovens com muito talento e amor à música aos palcos do Festival.

Segundo o idealizador do Rio Santos Jazz Fest, Cássio Laranja, a cada ano se percebe o engajamento das pessoas no projeto. “Estamos percebendo que o projeto vem ganhando mais interessados. Por isso, sempre estamos buscando novas atrações para engrandecer ainda mais o Festival”, explica Cássio, antes de ressaltar seu amor pelo projeto. “Teremos apresentações de grandes artistas, mas confesso que possuo um amor especial pelos projetos sociais que participamos”, finaliza.

Show e workshop com Taryn Szpilman: cantora e intérprete na animação Frozen

A cantora Taryn Szpilman & Trio realizará show dia 30/4, às 21h, no teatro do Sesc Santos, envolvendo o público em uma viagem pela história do jazz e blues, desde os anos 20 aos 70. A expressiva intérprete destes estilos musicais possui uma significativa trajetória na música, construindo, inclusive, carreira como dubladora e levando a sua voz e interpretação para filmes de sucesso, como o clássico da Disney “Frozen”. Em português, ela dá voz à Elsa, além de cantar o clássico “Let It Go”.

Taryn ainda ministrará um Laboratório Vocal, no dia 01/5, às 17h, no auditório do Sesc Santos, onde compartilhará informações e curiosidades sobre o trabalho vocal tanto na música, quanto na dublagem.

Outras atrações

A 6ª edição do Rio Santos Jazz Fest também promoverá atrações que vão além das apresentações musicais, mas que, de alguma forma, estão ligadas à música popular reconhecida mundialmente.

No dia 22/4, às 20h, por exemplo, a Aliança Francesa de Santos recebe a exposição “Um olhar sobre o Rio Santos Bossa Fest & Rio Santos Jazz Fest”, da fotógrafa Kelly Petraglia, seguido da exibição do show “Diana Krall Live In Rio”. Dia 27/4, no mesmo local, é a vez da exibição do filme “Cotton Club”.

Nesta edição, certamente os workshops ganharão destaque. No dia 30/4 – data em que se celebra o Dia Internacional e Municipal do Jazz –, às 18h, haverá Workshop de Guitarra, com Nelson Faria, que atualmente atua como professor na Universidade de Örebro, na Suécia; enquanto às 19h, Cris Delanno, que possui larga experiência musical, ministrará Workshop de Canto, ambos na sala 2, no Sesc Santos.

No dia 01/5, às 16h, antecedendo o laboratório vocal com a cantora Taryn Szpilman, haverá Workshop de Bateria e Percussão, com Cláudio Infante, integrante de inúmeras bandas e parceiro musical em trabalhos com artistas brasileiros e estrangeiros.

Lançamento

Dia 01/5, feriado em celebração do Dia do Trabalho, durante o show de Cris Delanno & Nelson Faria, no Sesc Santos, também ocorrerá o lançamento do CD “Bossa is her name”.

 

SERVIÇO

Rio Santos Jazz Fest 2019

Data: 22 de abril a 01 de maio

Faixa Etária: Livre

Entrada Gratuita

 

PROGRAMAÇÃO

22 abril – ALIANÇA FRANCESA DE SANTOS

20h - Exposição de fotos Kelly Petraglia

20h30 – Exibição do filme – Show “Diana Krall Live In Rio”

 

23 abril - PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO

20h – Abertura Oficial – Cortejo Rio Santos Street Band

20h45 – Show do By Night Trio

 

24 abril - PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO

20h – Show de Sebastian Rot

 

25 abril - PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO

20h – Show de Carla Mariani Quartet e Guilherme Doneaux

 

26 abril – LICEU SÃO PAULO

10h45 – Cortejo Rio Santos Street Band

11h15 - Show do Conjunto de Violões do Projeto Esculpir

 

26 de abril - PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO

20h – Show de Giu Nogueira & Bina Coquet Trio

 

27 abril – ALIANÇA FRANCESA DE SANTOS

16h – Exibição do filme “Cotton Club”

 

27 abril – PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO

19h – Show de Ricardo Baldacci Trio – Homenagem ao que seria o 100º aniversário de Nat King Cole

 

28 abril – PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO

19h – Show de Aton Quintet

 

29 abril – PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO

20h - Show do Conjunto Vocal SP 101

20h45 - Show de Mario Tirolli Trio

 

30 abril – SESC SANTOS

DIA INTERNACIONAL E MUNICIPAL DO JAZZ

18h – Workshop de Guitarra, com Nelson Faria (sala 2)

19H – Workshop de Canto, com Cris Delanno (sala 2)

20h – Cortejo da Rio Santos Street Band (área de convivência e foyer do Teatro)

21H – Show de Taryn Szpilman & Trio (Teatro)

 

01 maio – SESC SANTOS

16h - Workshop de Bateria e Percussão, com Cláudio Infante (auditório)

17h - Laboratório Vocal, com Taryn Szpilman (auditório)

20h - Show de Cris Delano & Nelson Faria (lançamento do CD “Bossa is her name”)

Colunas

Contraponto