X

Cotidiano

Revitalização vai atrair mais visitantes ao Engenho dos Erasmos

O projeto de restauração compreende a construção de duas passarelas articuláveis e uma torre com 16,25m para observação do local

Publicado em 09/04/2014 às 17:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O sítio arqueológico das ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos, na Vila São Jorge, deve receber um número maior de visitantes a partir do projeto que vai tornar o local mais acessível e dotado de recursos de tecnologia.

Essa é a expectativa da Vera Lúcia Amaral Ferlini, diretora do patrimônio histórico, que está sob a responsabilidade da USP e recebe cerca de 10 mil visitas por ano. “As passarelas possibilitarão ampliar o volume de visitas sem comprometer o terreno, além de permitirem que o trabalho arqueológico seja retomado”, afirmou ela, nesta segunda-feira, quando foi anunciado o investimento de R$ 3,5 milhões oriundos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A verba será aplicada na revitalização da área das ruínas e também no mapeamento dos sítios históricos e arqueológicos em cinco municípios da Baixada Santista.

O projeto de restauração compreende a construção de duas passarelas articuláveis e uma torre com 16,25m para observação do local. E mais: instalação de sistema de projeção audiovisual, chamado videomapping com emprego da tecnologia utilizada em monumentos históricos pelo mundo para apresentações de som e luz e narração simultânea. A proposta visa ampliar o acesso ao espaço por visitantes e pesquisadores, sem que isso resulte em danos ao sítio arqueológico.

Prazos

A dotação do BNDES poderá ser utilizada em 36 meses. O complexo de torres e passarelas tem conclusão prevista em 24 meses. O espetáculo de luz e som deverá ser iniciado em 12 meses. A pesquisa para mapeamento de sítios históricos e arqueológicos começará no próximo mês.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter