Reurbanização de trecho turístico do Gonzaga começa pela Rua Pereira Barreto

O projeto para a área contempla em todas as vias a modernização da iluminação, drenagem, passeios acessíveis e recapeamento

Comentar
Compartilhar
11 JUN 2019Por Da Reportagem00h30
Começou pela Rua Pereira Barreto a reurbanização de 800 metros do bairro do GonzagaFoto: Divulgação/PMS

Começou pela Rua Pereira Barreto a reurbanização de 800 metros do bairro do Gonzaga. A área, denominada Quadrilátero Turístico e Comercial, compreende trechos das avenidas Marechal Deodoro e Floriano Peixoto e das ruas Pereira Barreto, Euclides da Cunha e Marcílio Dias.

"As calçadas da Rua Pereira Barreto são abertas para embutimento de um banco de dutos que servirá de passagem subterrânea para a infraestrutura de telefonia e lógica", diz o engenheiro Rodrigo Monteiro. "Os trabalhos estão concentrados do lado esquerdo da via, considerando a mão de direção".

Na Pereira Barreto, assim como na Euclides da Cunha e Marechal Deodoro, será reformado o sistema de drenagem, haverá recapeamento das vias e construção de novos passeios em concreto desempenado, no padrão Calçada para Todos, com atualização das condições de acessibilidade.

Iluminação

O projeto para a área contempla em todas as vias a modernização da iluminação, com a substituição dos braços e luminárias por novas peças com tecnologia LED, drenagem, passeios acessíveis e recapeamento, além do embutimento da infraestrutura de telefonia e lógica.

Com o gerenciamento da pasta de Infraestrutura e Edificações (Siedi), a obra é executada pela empresa Fortnort, vencedora da licitação. Os recursos são do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

Logistas

Comerciantes do Gonzaga conheceram detalhes e esclareceram dúvidas sobre o projeto no dia 7 de maio, em reunião, realizada com equipe da Siedi na Câmara dos Diretores Lojistas (CDL). A medida, em respeito ao comércio local, serviu para que os lojistas se programassem para as obras, em função das datas comemorativas.

Melhorias vão modernizar e valorizar o Gonzaga

O projeto prevê intervenções que vão resultar em uma área com mais destaque para o bairro do Gonzaga, cartão postal da Cidade. Para melhorar a fluidez do trânsito na Floriano Peixoto, serão implantadas baias de estacionamento e ocorrerá a realocação de postes de iluminação, visando acompanhar o novo desenho da via. Haverá também revisão da drenagem e nova pavimentação.

O desenho das calçadas será reformulado, com reorganização dos equipamentos públicos e implantação de novos passeios compostos por pisos em concreto e concreto pigmentado, e pisos drenante e intertravado. Servirão para sinalizar o caminho mais acessível aos pedestres, e assegurar a travessia com implantação de rampas e faixas elevadas, em alguns trechos.

Marcílio Dias

Toda a Rua Marcílio Dias será redesenhada para reorganizar os serviços públicos, com diversos materiais de acabamento na faixa de rolamento e nos passeios, de modo a criar setorização intuitiva. O foco principal do novo desenho é sempre a acessibilidade completa do trecho e sua humanização.

A via receberá predominantemente pavimentação em piso intertravado de concreto. A pavimentação asfáltica se dará nas interligações com as vias adjacentes ao trecho. Serão implantados novos bancos, lixeiras, paraciclos, contentores de lixo e floreiras decorativas.

Colunas

Contraponto