A Prefeitura de Cubatão e a Ecovias se reúnem na tarde de amanhã (2) para discutir a falta de iluminação e deficiências de segurança no Sistema Anchieta/Imigrantes.
O encontro tem como principal motivo a recente de um jovem de 17 anos, após ser atingido dentro de um automóvel por uma pedra, atirada por marginais que pretendiam forçar a parada do veículo visando a assaltá-lo.
Segundo a Prefeitura, há anos que motoristas de Cubatão e demais municípios da Baixada têm denunciado a ação de assaltantes nestas estradas. E apontam que as falhas de policiamento não são as únicas causas do problema, mas, também, as deficiências estruturais das rodovias, o que justifica a convocação da Ecovias para debater o assunto.
A falta de iluminação é uma dessas deficiências, reconhecida pelo próprio Governo do Estado. Em recente visita a Santos, o secretário estadual de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, anunciou que está solicitando reforço na iluminação das estradas.
A Administração cubatense ressalta que embora não seja sua atribuição (é uma obrigação do Estado) arcou com os custos de iluminação nas vias marginais da Rodovia Anchieta, o que contribuiu para reduzir os riscos de assaltos naquelas áreas.
Agora, está cobrando a iluminação do novo sistema de acessos ao Jardim Casqueiro, não incluída pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) nos projetos da obra.
Além da falta de iluminação, as deficiências nos sistemas de acesso também têm facilitado a ação de marginais, principalmente porque provocam a redução da velocidade dos veículos nos trechos escuros.
Representação
Paralelamente à ação da Prefeitura de Cubatão, o vereador santista, Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB) ingressou com uma representação no Ministério Público (MP) contra a Ecovias, após a concessionária ter revelado, nos meios de comunicação, que não teria responsabilidade pela segurança pública.
“Não é nenhum mistério e de evidente conhecimento da Ecovias que toda a área irregularmente construída em sua faixa de domínio deve ser desocupada pela concessionária, por intermédio de reintegração de posse”, afirma o parlamentar.
Para Banha, a omissão da Ecovias a transforma em responsável pelos facilitadores das ações criminosas contra os usuários do Sistema. “Se o local é considerado pela Ecovias como urbano, é necessário a verificação perante a Prefeitura de Cubatão se a ocupação é regular”, aponta o vereador.
O parlamentar santista encerra enfatizando que não resta dúvida sobre “evidente falha na prestação do serviço público, que deveria manter a rodovia em condições seguras àqueles que pagam por um dos pedágios mais caros do Mundo”, finaliza o vereador.
