Cotidiano

Reunião sobre falta d'água no Guarujá é marcada por cobrança dos vereadores

O encontro ocorreu nesta sexta (4), no gabinete do Paço Moacir dos Santos Filho

Luna Almeida

Publicado em 04/04/2025 às 18:52

Atualizado em 04/04/2025 às 19:12

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Sabesp aumentou o envio de caminhões-pipa para atender emergencialmente escolas / Divulgação

Continua depois da publicidade

A cidade de Guarujá foi palco de uma reunião tensa nesta sexta-feira (4), no gabinete do Paço Moacir dos Santos Filho. O encontro reuniu o prefeito Farid Madi, integrantes do Gabinete de Crise, representantes da Sabesp e vereadores, que demonstraram grande insatisfação com a atual crise no fornecimento de água em Vicente de Carvalho. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para o prefeito, a insatisfação expressa pelos parlamentares reflete o sentimento da população, que sofre há anos com promessas não cumpridas e interrupções no abastecimento. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Guarujá, no litoral de São Paulo, tem 15 mil moradores sem água há 5 dias

• Prefeitura de Guarujá cobra explicações e Sabesp reforça abastecimento

Segundo ele, Guarujá é a única cidade da Baixada Santista ainda enfrentando esse tipo de problema.

Atualmente, estima-se que haja mais de 150 mil moradores sem água há 5 dias na cidade.

Continua depois da publicidade

Desde o dia 28 do mês passado, os moradores de Vicente de Carvalho vêm enfrentando sérias dificuldades com a escassez de água. 

Em resposta ao agravamento da situação, o Executivo Municipal instaurou, no dia 1º, o Gabinete de Crise para coordenar as ações emergenciais e garantir o cumprimento das cláusulas contratuais firmadas com a URAE 1 (Unidade Regional de Abastecimento de Água e Esgoto).

Na última quarta-feira (2), após intensas cobranças por parte da Prefeitura, a Sabesp aumentou o envio de caminhões-pipa para atender emergencialmente escolas, postos de saúde e imóveis com reservatórios. 

Continua depois da publicidade

O número de veículos foi ampliado de 16 para 26 na quinta-feira, e subiu para 30 já na sexta. Apesar disso, a concessionária estima que cerca de 15 mil pessoas em Vicente de Carvalho continuam sendo impactadas pela falta d’água.

Durante a reunião, a diretora de Operações da Sabesp, Débora Longo, reconheceu os transtornos causados e detalhou um plano com medidas de médio e longo prazo para resolver o problema de forma definitiva. 

Ela afirmou que a situação deve melhorar a partir de junho, quando o reservatório de Morrinhos entrar em operação. 

Continua depois da publicidade

O prefeito avaliou positivamente a mudança de postura da empresa, mas garantiu que o Município continuará atento e exigindo resultados concretos.

Atuação do Gabinete de Crise

Sob a coordenação do secretário de Meio Ambiente, Bruno Tacon Cardoso, o Gabinete de Crise é formado por técnicos das secretarias de Meio Ambiente e Segurança Climática; Coordenação Governamental; Infraestrutura e Obras; Saúde; Operações Urbanas e Planejamento. 

O grupo permanece ativo até que o fornecimento de água seja plenamente restabelecido e um plano definitivo seja apresentado à população.

Continua depois da publicidade

A Prefeitura também analisa novas medidas administrativas e ações na Justiça para assegurar que a concessionária cumpra na íntegra os compromissos firmados com a cidade.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software