Restos mortais de todas as 150 vítimas da Germanwings são identificados

O procurador de Marselha, Brice Robin, declarou que as certidões de óbito de todos que estavam a bordo da aeronave foram assinadas e entregues à companhia aérea alemã Lufthansa

Comentar
Compartilhar
19 MAI 201517h04

Os restos mortais de todas as 150 vítimas do voo da Germanwings, que caiu nos Alpes franceses no dia 24 de março, foram identificados. Com o fim das investigações, o material será entregue aos familiares para o enterro.

O procurador de Marselha, Brice Robin, declarou que as certidões de óbito de todos que estavam a bordo da aeronave foram assinadas e entregues à companhia aérea alemã Lufthansa, controladora da empresa de baixo custo Germanwings.

Os investigadores terminaram de recolher todos os restos mortais encontrados uma semana após a queda. Como nenhum dos corpos foi encontrado intacto, a investigação levou semanas para identificar o DNA de cada um. A combinação de resultados só foi possível graças à ajuda de familiares que cederam material genético e informações como registros dentários e cirúrgicos, e tatuagens que os passageiros possuíam.

Robert Tansill Oliver, pai da vítima Robert Oliver Calvo, disse que ele e sua esposa receberam uma notificação da confirmação do DNA do filho e precisaram preencher um formulário para que os restos mortais fossem enviados à Espanha. Eles também foram convidados a ir até Paris para identificar possíveis pertences pessoais do filho.

"Eu fico feliz que eles [os investigadores] tiveram o seu tempo. Espero que eles tenham feito o trabalho corretamente. Melhor que tenha sido feito de forma correta do que rápido", disse o pai da vítima, que planeja realizar o funeral do filho após o retorno dos restos mortais.

Segundo as investigações, o copiloto Andreas Lubitz derrubou o avião que seguia de Barcelona a Dusseldorf, mas ainda não há certeza do motivo. Investigadores dizem que Lubitz, que sofria de depressão e tinha tendências suicidas, trancou o piloto do lado de fora da cabine e jogou a aeronave em direção a uma montanha, matando todos a bordo.