Cotidiano
O Tasca do Porto se consolidou como um ponto de encontro tanto para o público que trabalha nas redondezas quanto para turistas nos finais de semana
Com um cardápio focado em frutos do mar, os pratos mais pedidos incluem diversas receitas de bacalhau, como bolinhos e grelhados / Isabella Fernandes e Júlia Macedo/DL
Continua depois da publicidade
Quem visita o Centro Histórico de Santos, repleto de pontos turísticos como Bolsa do Café, Museu Pelé e o Bondinho, encontra na Tasca do Porto uma opção de refeição que combina tradição e sabor. O restaurante, que abriu as portas em 2013, está localizado na Rua XV de Novembro, 115, e já acumula 11 anos de história oferecendo pratos que unem a gastronomia portuguesa e santista.
Com um cardápio focado em frutos do mar, os pratos mais pedidos incluem diversas receitas de bacalhau, como bolinhos e grelhados. Outro destaque é o arroz de bichos, uma combinação de frutos do mar que atrai tanto turistas quanto moradores locais. O restaurante também oferece pratos tradicionais como o camarão e a meca santista.
Continua depois da publicidade
Aberto todos os dias, o Tasca do Porto se consolidou como um ponto de encontro tanto para o público que trabalha nas redondezas durante a semana quanto para turistas nos finais de semana, quando o movimento aumenta e filas são comuns. A localização estratégica no centro histórico também aproveita o fluxo gerado por eventos da cidade, como o Festival do Café e o Festival Geek.
O ambiente do Tasca é cuidadosamente decorado para remeter à cultura portuguesa, com música típica, azeites e até cervejas importadas. Apesar da forte ligação com a gastronomia lusa, os proprietários, que possuem descendência portuguesa, destacam que a ideia do restaurante surgiu pela ausência de casas do gênero na cidade.
Continua depois da publicidade
O restaurante aposta na consolidação de sua estrutura atual, que inclui um salão superior para eventos e a possibilidade de ampliar o espaço para mesas no boulevard em frente. Entre os pratos favoritos de um do proprietário Guilherme Brum estão o bolinho de bacalhau e o filé à Daniel, além da sobremesa tradicional portuguesa, o fofo de Belas.