Cotidiano

Residência Terapêutica de Guarujá é referência para outras cidades

O espaço tem como missão ressociabilizar pessoas que passaram algum tempo internadas em hospitais psiquiátricos

Da Reportagem

Publicado em 23/07/2018 às 18:30

Compartilhe:

A Residência Terapêutica de Guarujá existe há quatro anos / Divulgação/PMG

A Residência Terapêutica de Guarujá (Av. Benjamin Constant, 387-Centro), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) recebeu na última sexta-feira (20), a visita de dois técnicos da Secretaria de Saúde de Cubatão.Eles vieram ao Município para conhecer o funcionamento da casa a fim de implantar um modelo em sua cidade.

As residências terapêuticas seguem as ações da política de Saúde Mental, preconizadas pelo Ministério da Saúde. São espaços de moradia e vida para pessoas que estiveram internadas em hospitais psiquiátricos e perderam os vínculos sócio-familiares.

E o trabalho realizado em Guarujá surpreendeu os técnicos de Cubatão. "Eles ficaram bem animados com o que encontraram na nossa casa, principalmente em perceber a independência e a receptividade dos pacientes", declarou a coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura de Guarujá, Iara Bega.

A Residência Terapêutica de Guarujá existe há quatro anos com capacidade para 10 pessoas, e atualmente, atende nove moradores. Eles são acompanhados por cuidadores, num ambiente de liberdade realizando atividades de convivência social e comunitária.

Os principais objetivos da residência terapêutica são de ressocializar e resgatar a autonomia desses sujeitos incentivando-os a assumir uma posição de agentes ativos. Durante a visita, os técnicos tiveram acesso a toda estrutura do local, os atendimentos e contato com os pacientes.

Ainda segundo a coordenadora, o encontro foi muito produtivo, serviu para trocar experiências e se auto avaliar. "Cada Município vai encontrar o seu jeito particular de trabalhar, a fim de levar qualidade de vida aos moradores", finalizou.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter