X

Cotidiano

Resgate continua após deslizamento no Afeganistão

O número de mortos varia, enquanto as autoridades tentam obter informações mais precisas. Segundo a ONU, pelo menos 350 pessoas morreram e até 2 mil podem estar desaparecidas

Publicado em 03/05/2014 às 13:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Equipes de resgate e centenas de voluntários correm contra o tempo para tentar socorrer moradores de vilas no nordeste do Afeganistão atingidas por um deslizamento de terra. O número de mortos varia, enquanto as autoridades tentam obter informações mais precisas. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 350 pessoas morreram e até 2 mil podem estar desaparecidas.

Já segundo o vice-diretor da Autoridade de Gestão de Desastres Naturais do Afeganistão, Mohammad Aslam Seyas, são 225 mortos confirmados até o momento. De acordo com ele, os moradores da região acreditam que o número de vítimas é maior, mas com base em experiências anteriores, a estimativa atual é mais realista. "As operações de busca e resgate estão muito lentas, em função do temor de novos deslizamentos", comenta.

De acordo com o diretor do Departamento de Desastres Naturais da província de Badakshan, Abdullah Homayun Dehgan, o incidente desta sexta-feira ocorreu em duas etapas. Um primeiro deslizamento de terra encobriu algumas casas da vila de Hobo Barak, e quando as pessoas vieram ajudar, um deslizamento maior atingiu a região e soterrou ainda mais moradias. O total de casas atingidas é de quase 120. "Eu não acho que um ser humano que ficou enterrado por mais de 12 horas debaixo de toda aquela lama possa estar vivo", comentou.

Equipes de resgate e centenas de voluntários correm contra o tempo para tentar socorrer moradores atingidos por um deslizamento de terra (Foto: Homayoon Rahmani/Associated Press/Estadão Conteúdo)

As autoridades estão distribuindo água e alimento para as pessoas que ficaram desabrigadas em função do deslizamento. Um funeral está planejado para este sábado e o local deve ser designado como uma vala coletiva, segundo o porta-voz da ONU Ari Gaitanis.

Além da guerra e dos atentados terroristas que afetam o Afeganistão há quase três décadas, o país é palco de diversos desastres naturais, como deslizamentos e avalanches. Em 2012 um deslizamento causado por terremoto deixou 71 mortos. As autoridades nunca conseguiram recuperar todos os corpos e acabaram declarando o local como uma vala coletiva. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter