Sistema Cantareira opera com 21% de sua capacidade total / Divulgação/Alesp
Continua depois da publicidade
O Sistema Cantareira encerrou o mês de novembro com aproximadamente 21% de sua capacidade total, o que representa o menor índice registrado em quase uma década. Este cenário acende um severo alerta para a crise hídrica que o Estado de São Paulo pode enfrentar já em 2026, com 39 municípios da Região Metropolitana já registrando restrições no abastecimento.
O diretor da APECS (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente), Elzio Mistrelo, destaca que, além dos efeitos das mudanças climáticas, aprimorar a gestão é fundamental: "Vivemos uma das maiores contradições, já que, antes mesmo de chegar às torneiras dos brasileiros, 40,31% de toda a água tratada é perdida ao longo do caminho". Ele defende que o poder público deve investir em tecnologia e planejamento para controlar a rede e reduzir perdas.
Continua depois da publicidade
Com a chegada do verão, a demanda por água aumenta, tornando a participação da população indispensável. Mistrelo reforça que "É indispensável que o consumo seja consciente, evitando desperdícios e usos desnecessários. A água é um recurso finito, e precisamos utilizá-la com inteligência".
Abaixo, nós listamos algumas dicas primordiais para economizar água dentro de casa e evitar o desabastecimento hídrico completo neste período de férias escolares e festas de Fim de Ano. Confira as sugestões!
Continua depois da publicidade