Representante da Sociedade Brasileira de Cancerologia apresenta projeto à prefeita Antonieta

o médico oncologista apresentou à prefeita um projeto de prevenção, conscientização e qualidade de vida nas escolas.

Comentar
Compartilhar
28 ABR 201516h05

Na manhã da ultima sexta-feira (24), o representante da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Antonio Andre Perdicaris esteve no Gabinete da Prefeita Maria Antonieta de Brito. Na ocasião, o médico oncologista apresentou à prefeita um projeto de prevenção, conscientização e qualidade de vida nas escolas.

“O objetivo é atender as crianças de sete a 10 anos na busca de mudar o estilo e os hábitos de vida, para evitar a morbimortalidade ocasionada pelas doenças crônicas, não transmissíveis, em particular o câncer. A proposta é educar as crianças por meio de ações educativas como alimentação e exercícios e esses serem multiplicadores de informações para suas famílias. Trouxe esse anteprojeto para a prefeita intervir na cultura da antecipação”

Para a prefeita Antonieta, o foco do projeto ma prevenção é de fundamental importância. Antonieta foi vitima e curada de câncer e por isso acredita que esse um assunto que deve ser abordado quanto antes, como fomento a formação de cidadãos conscientes e com novos hábitos e qualidade de vida.

“A escola tem que ser uma preconizadora de saúde. Todo trabalho em promoção de saúde, desenvolvido nas escolas com as crianças, com certeza repercuti nas próximas gerações O melhor remédio é sempre a prevenção”, declarou.

O médico fez questão de exaltar que a implantação do projeto não significará um novo encargo aos professores, será um assunto trabalhado dentro do conteúdo programático e nas situações cotidianas. O primeiro trabalho sobre o assunto em Guarujá foi desenvolvido em 2013. “Está comprovado, a cada um real investido na prevenção é economia de 10 reais em tratamento”, concluiu o médico especialista.

Sociedade Brasileira de Cancerologia – A Sociedade Brasileira de Cancerologia é uma entidade civil e científica, de direito privado, sem fins lucrativos. Órgão maior da Cancerologia Brasileira. Fundada em 25 de julho de 1946, filiada, através de sua divisão médica, à AMB, constituindo-se em seu departamento de cancerologia, atualmente sob a presidência do médico Dr. Robson Freitas de Moura.

Dr. André Perdicasi é titular e emérito da cadeira no 21 da Academia de Medicina de São Paulo, consultor de oncologia do curso de medicina do Centro Universitário do Espírito Santo (2011); e consultor de educação e informação em câncer do Hospital do Câncer de Barretos (2012). Na Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) exerceu as seguintes funções: vice-presidente (2002-2006); coordenador de educação (2007); e consultor técnico (2008). Na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) foi professor titular (1998); integrante do corpo editorial da Revista Eletrônica da Faculdade de Medicina (2006); e professor colaborador (2009 e 2011).

O médico publicou 18 trabalhos científicos em periódicos; 13 capítulos em livros; 17 artigos em jornais e revistas; 30 resumos em anais e apresentou 52 trabalhos em congressos.