Repartições públicas têm expediente alterado no feriado de Tiradentes (21)

estarão fechados para atendimento ao público a partir de sábado (18). Os serviços voltam a funcionar na quarta-feira (22).

Comentar
Compartilhar
15 ABR 201515h57

Devido ao ponto facultativo da próxima segunda-feira (20) e feriado do Dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, terça-feira, o expediente de algumas repartições públicas da Prefeitura será alterado. Os Paços Municipais Raphael Vitiello e Moacir dos Santos Filho, localizados na Avenida Santos Dumont, respectivamente, nos números 640 e 800, estarão fechados para atendimento ao público a partir de sábado (18). Os serviços voltam a funcionar na quarta-feira (22).

Na segunda-feira (20), ponto facultativo, as feiras-livres que acontecem na Rua Manoel Domingos Cravo, no bairro Santa Rosa, e na Rua Odilon Maximiliano dos Santos, no Morrinhos II, ocorrem normalmente. Na terça-feira (21), feriado de Tiradentes, também funcionam normalmente as feiras do bairro do Santo Antônio, na Alameda das Palmas, e na Vila Baiana, na Rua Argentina.

Informações turísticas – Não haverá alteração no horário de atendimento dos postos de informações da Cidade. As unidades da Praia das Pitangueiras, na Secretaria Municipal de Turismo (Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 723 - Centro), da Praia do Tombo – Bandeira Azul (no Núcleo de Educação Ambiental, Avenida Prestes Maia, s/n – Tombo) e da Rodoviária (Avenida Santos Dumont, s/n – Santo Antônio) atenderão munícipes e turistas, das 9 às 17 horas. Outras informações podem ser obtidas no telefone 3387-1270.

Alguns equipamentos das secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social, Infraestrutura e Obras, e Secretaria de Operações Urbanas, funcionarão em regime de plantão. Confira lista abaixo:

Restaurantes populares

As unidades da Vila Baiana (Tibério Birolini), que fica na rua Colômbia, s/n, e do Santo Antônio, Alameda das Violetas, 330, funcionam normalmente na segunda (20), fechando na terça (21) e retomando o expediente normal na quarta-feira (22). O Restaurante Bom Prato de Vicente de Carvalho (Avenida Áurea Gonzalez Conde, 4 – Jardim Progresso), terá expediente igual aos outros dois equipamentos.

Centros de Apoio Operacional – A Diretoria de Conservação de Próprios Públicos funcionará em regime de plantão. Uma equipe de elétrica e hidráulica trabalha na segunda (20) e terça-feira (21) normalmente. O setor de desobstrução de galerias (caminhões de hidrojato e sugador) atua apenas na segunda (20), retomando as suas atividades normalmente na quarta-feira (22).

Nos centros operacionais dos bairros Vila Alice, Morrinhos, Perequê e Centro o expediente acontece com equipe de plantão na segunda-feira (20). Terça-feira (21) as unidades não funcionaram. Outras informações pelo telefone 3383-2818.

Saúde – Os seguintes postos de Saúde estarão de plantão no feriado e ponto facultativo:

UPA Paulo Flávio Affonso Piasenti (Enseada)

Avenida Dom Pedro I, s/n (esquina com Avenida Atlântica) – Enseada

Telefone: 3351-3661

UPA Matheus Santamaria (PAM Rodoviária)

Avenida Santos Dumont, 955 – Santo Antônio

Telefone: 3355-9151

UPA Vicente de Carvalho

Rua São João, 111 – Pae Cará

Telefone: 3342-5458

UPA Perequê

Estrada Guarujá Bertioga, Quilômetro 8 – Perequê

Telefone: 3353-6717

UPA Santa Cruz dos Navegantes

Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/n – Santa Cruz dos Navegantes.

Telefone: 3354-2802

UPA Jardim Boa Esperança

Rua Álvaro Leão de Carmelo, s/n – Jardim Boa Esperança.

Telefone: 3355-3263

Serviço Social

Albergue Municipal

Rua Manoel Otero Rodrigues, 389 – Jardim Boa Esperança.

Telefone: 3387-6016

Polícia

Para registro de ocorrências policiais, a Delegacia Sede (Avenida Puglisi, 656 – Pitangueiras) funcionará em regime de plantão. O telefone é 3386-6992.

Tiradentes – O Dia de Tiradentes é um feriado nacional brasileiro instituído em 21 de abril, em homenagem ao herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido por Tiradentes (uma alusão ao seu ofício de dentista). Ele morreu nesta data.

Além de dentista, foi comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro. Atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ficou conhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira.

Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, começa a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil.