Novas regras foram feitas com base na base na Resolução 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e na Lei Municipal 4.221/2023 / Erik Mclean/Pexels
Continua depois da publicidade
A circulação de bicicletas e patinetes elétricos na ciclovia terá novas regras em Santos, com base na Resolução 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e na Lei Municipal 4.221/2023, elaborada pela Prefeitura do município.
De acordo com a Administração Municipal, podem circular nas ciclovias bicicletas tradicionais, bicicletas elétricas com motor auxiliar (até 25 km/h) e patinetes (20 km/h).
Continua depois da publicidade
É importante lembrar, que se você for descer a Rodovia dos Imigrantes de bicicleta, também deverá ficar atento em algumas regras.
Todas devem ter potência máxima de mil watts, limitador de velocidade, campainha, luzes dianteiras e traseiras, pneus em bom estado e podem transportar apenas um passageiro adicional. Porém, para que isso possa ser feito, o veículo deve ter assento para ele vindo de fábrica.
Continua depois da publicidade
Além disso, os ciclomotores não podem transportar cargas ou animais, estacionar em local proibido, fazer manobras perigosas ou trafegar pela faixa exclusiva de ciclistas.
A Prefeitura de Santos ainda realizará a operação Ciclovia Segura, de caráter educativo, em pontos como a Praça das Bandeiras e a Fonte do Sapo.
Continua depois da publicidade