Segundo Virgílio, o vídeo mostra seis indivíduos, sendo um macho adulto e um filhote / Reprodução
Continua depois da publicidade
Seis orcas (Orcinus orca) foram filmadas no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, no litoral de São Paulo. O registro foi feito pelo monitor ambiental Virgílio Costa, conhecido como Kbça, que contou ao Diário do Litoral que a admiração pela espécie vem desde a infância.
“Eu estava na lancha Pé de Pato quando avistei um grupo de orcas. Foi uma emoção indescritível, um grande e antigo sonho realizado”, relatou.
Continua depois da publicidade
Segundo Virgílio, o vídeo mostra seis indivíduos, sendo um macho adulto e um filhote. A identificação foi possível pelo tamanho da nadadeira dorsal do adulto e pelo comportamento do filhote, que realizou diversos saltos durante a observação.
“Fiz as imagens no sábado (17/01), por volta das 10h da manhã, a aproximadamente 200 metros da pedra principal do parque marinho”, explicou.
Continua depois da publicidade
Apesar de frequentemente associadas a mares gelados e paisagens frias, as orcas podem ser encontradas em todos os oceanos do mundo e marcam presença constante nas águas brasileiras. No Brasil, os registros são mais comuns ao longo da costa Sudeste, entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Há uma população considerada residente, que pode ser vista regularmente em regiões como Arraial do Cabo, Ilhabela, Ubatuba e no litoral de Santa Catarina. Esse grupo conta com pelo menos 50 indivíduos, que se deslocam dentro dessa área, onde se alimentam principalmente de arraias, além de, eventualmente, pequenos golfinhos.
As orcas são grandes mamíferos marinhos, podendo atingir até 10 metros de comprimento e pesar cerca de 9 toneladas. A expectativa de vida pode chegar a 50 anos, e a gestação é longa, com duração aproximada de 18 meses. Possuem dentes, assim como golfinhos e cachalotes, e não realizam migrações de longa distância. Por essas características, não é correto classificá-las como baleias.
Continua depois da publicidade
Ainda há poucas informações sobre o status de conservação da espécie em escala global. De acordo com especialistas, como as orcas ocorrem em todos os oceanos, nem todas as populações são plenamente conhecidas. No Brasil, a espécie é classificada como “Pouco Preocupante” na lista nacional de espécies ameaçadas.