Registro de veículos vai ser obrigatório no Estado de SP; entenda

O objetivo da medida é formalizar as transações e aumentar a segurança para compradores

A Renave foi criada em 2020 e adotada em nove estados, mas sem obrigatoriedade

A Renave foi criada em 2020 e adotada em nove estados, mas sem obrigatoriedade | Oswaldo Corneti/Fotos Públicas

O registro de venda de veículos usados será obrigatório em São Paulo a partir de outubro. O objetivo da medida é formalizar as transações e aumentar a segurança para compradores.

Continua após a publicidade

O Registro Nacional de Veículos (Renave) garantirá que a compra do veículo seja feita sem surpresas, reduzindo a vulnerabilidade do mercado e fraudes.

A Renave foi criada em 2020 e adotada em nove estados, mas sem obrigatoriedade. Porém, estratégias de benefícios e cobranças auxiliaram na adesão ao sistema.

Continua após a publicidade

São Paulo aderiu ao Renave como forma de combater a informalidade que afeta o crédito e a competitividade das concessionárias. O Estado possui a maior frota de veículos do Brasil e o mercado movimenta cerca de R$ 15 milhões por ano.