Continua depois da publicidade
A Baixada Santista contará com mais duas unidades do Poupatempo (espaço que reúne diversos serviços públicos, federais, estaduais e municipais) este ano. Uma ficará em Guarujá (Vicente de Carvalho) e outra em Praia Grande. A informação foi passada ontem pelo secretário-adjunto de Gestão Pública, Rogério Barreto, durante visita ao Diário do Litoral.
As prefeituras das duas cidades estão definindo as áreas, de 600 a 800 metros quadrados, que receberão os equipamentos. “Serão unidades menores para atender a divisão da demanda”, comenta o secretário-adjunto.
Segundo destaca Rogério Barreto, o Poupatempo de Santos tem média diária de 7.500 atendimentos, entre os cerca de 400 serviços oferecidos. A principal procura na unidade ainda é para retirara de documentos, como o RG, carteira de trabalho e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Tem vários outros serviços, como registrar um boletim de ocorrência. E uma pessoa que está à espera de doação de órgão pode saber, no Poupatempo, em que posição está na fila do transplante”.
A expectativa de Barreto é de que as duas unidades desafoguem a procura no Poupatempo de Santos. “O de Vicente de Carvalho atenderá outros bairros de Guarujá, de Bertioga e também moradores da Área Continental de Santos, que não vão mais precisar vir para o Centro. O de Praia Grande deverá ter procura dos moradores da Área Continental de São Vicente, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe”.
O aumento da procura dos serviços no Poupatempo de Santos fez os responsáveis implantar, a partir de hoje, a terceira sala de atendimento médico. Hoje com 32 unidades espalhadas no Estado, o Poupatempo terá outras 32 até maio de 2014.
Estágios
Também de responsabilidade da Secretaria de Gestão Pública, o Programa de Estágios do Governo de São Paulo está disponibilizando 239 vagas para Baixada Santista, através da Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap). A distribuição das vagas ficou assim: Bertioga, uma; Peruíbe, sete; Mongaguá, nove; Guarujá, 14; Itanhaém, 16; Cubatão, 24; São Vicente, 29; Praia Grande, 37; e Santos, 104.
No último dia 8, saíram os resultados das provas e os interessados estão na fase de apresentação de documentos e confirmação de currículos para definir onde vão estagiar.
As vagas são para Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior. O programa atende estudantes de diversas áreas como Direito, Engenharia, Engenharia Industrial, Agronomia, Administração de Empresas, Pedagogia, entre outras.
“O número de inscrições beirou os 100 mil interessados. Cerca de 60 mil pessoas pagaram o boleto e fizeram as provas. Foi um número recorde. A vantagem dos estagiários no Estado é que eles fazem estágio em suas áreas. São cerca de 2 mil postos para receber os estagiários”.
Acessa SP
Seguindo o modelo de expansão do Poupatempo, o Acessa SP (programa de inclusão digital, com acesso gratuito a internet, por períodos que variam de meia hora a uma hora) também está sendo ampliado, explica Rogério Barreto. “Hoje são mais de 600 unidades, em mais de 550 municípios e a ideia é ampliar mais 100 unidades até maio de 2014, além de implantar um programa novo, o Acessa Regional”.
Conforme informa o secretário-adjunto, o Acessa Regional abriga o Acessinha Infantil, com equipamentos como lap top e Ipad. Graças a uma parceria com a USP, 15 unidades serão implantadas no Estado, reunindo os monitores do Acessa SP para capacitá-los e oferecer cursos, como, por exemplo, de web designer, Inglês e Espanhol.
Atendimento ao servidor
Barreto espera para este mês respostas de três hospitais da Baixada Santista sobre os pedidos de credenciamento ao Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (Imesp). Atualmente, os 35 mil conveniados (servidores e seus familiares) da região contam apenas com atendimento no Hospital Santo Amaro, em Guarujá. “Já entregamos as planilhas e espero respostas positivas ainda este mês”.
Continua depois da publicidade