X

Cotidiano

Região perde mais de 300 árvores na temporada de verão 2019

Levantamento feito até a última sexta-feira mostrou que a Baixada chegou ao fim da temporada com menos 341 árvores

Vanessa Pimentel

Publicado em 18/03/2019 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A cidade que perdeu mais árvores foi São Vicente, com 95 ocorrências, seguida por Santos, com 72 / Nair Bueno/DL

A Baixada Santista perdeu 341 árvores durante a temporada de verão 2019. A cidade que registrou mais quedas foi São Vicente, com 95 ocorrências desde o início do ano, seguida por Santos, com 72, e Guarujá com 42. Das 95 árvores caídas em São Vicente, 70 foram ao chão em apenas um dia, na última quinta-feira (7) com a forte tempestade que assustou a região.

No entanto, o que se tem observado, principalmente em Santos, é que grande parte das árvores que caem não estavam condenadas, mas não aguentaram porque a velocidade dos ventos tende a aumentar em áreas verticalizadas.

"Os prédios criam barreiras físicas e os ventos, por exemplo, que vêm do mar, não têm para onde correr e acabam canalizados entre as edificações. Como o volume de massa que passa pelos vãos é muito grande, a velocidade aumenta e isso prejudica as árvores", explica o engenheiro agrônomo Maykon Clemente.

"Imagina uma mangueira de água sem ninguém colocar o dedo na ponta: a água vai sair em uma velocidade. A partir do momento que é colocado um esguicho na ponta, ela vai mais longe e em uma velocidade maior, mas a quantidade de água continua a mesma. Ou seja, para passar mais água, a velocidade aumenta e aí a pressão fica maior. É mais ou menos o que acontece com o vento quando canalizado", detalha.

Além disso, o solo encharcado pode favorecer a queda. Cubatão, por exemplo, cidade com menos prédios, contabilizou 13 árvores, número bem menor se comparado com os municípios mais verticalizados. Bertioga perdeu três e Mongaguá duas. Já Peruíbe tem hoje 35 árvores a menos e foi a cidade com mais queda do Litoral Sul.

Destinação

A maioria das cidades tritura e reaproveita as árvores como adubo orgânico, usado em jardins e áreas verdes.  Cerca de 20% são destinados ao aterro. Vale lembrar que árvores comprometidas pela infestação de cupins ou por doenças não são reaproveitadas.

Já o espaço deixado por elas recebe uma nova espécie que melhor se adapta de acordo com estudos de cada prefeitura. Para isso, são levadas em consideração todas as interferências da rua como largura da calçada; recuo do imóvel; iluminação pública; redes de água; captação de luz solar, entre outros. Caso contrário, a calçada recebe concreto.

As espécies priorizadas na Baixada Santista são as nativas da Mata Atlântica, que melhor se adaptam ao clima, como ipês, quaresmeiras, pitangueira, grumixama, e as mais exóticas como a resedá, murta, pata de vaca.

Monitoramento

Tecnicamente, são consideradas árvores com risco de queda as que apresentam uma inclinação grande, com doença ou mais de 40% do cerne comprometido pela infestação de cupins.

Por isso, as cidades realizam um monitoramento feito através de solicitação que chegam por meio do (199) Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente ou Atendimento ao Contribuinte.

Quando o solo não está adequado ou corre risco de prejudicar fiações elétricas, a árvore passa pelo processo de transplante, e é replantada em outro local, como uma praça por exemplo. Árvores de grande porte são cortadas e não são recolocadas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter