Cotidiano
Parque dos Morros tem 290 mil m² de muito lazer em meio à Natureza; inscrições para passeios gratuitos começam em 1º de agosto
Com 290 mil metros quadrados, o espaço natural abrange áreas de quatro morros Caneleira, Nova Cintra, José Menino e Voturuá (este já em São Vicente) / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
A cidade de Santos ganhou oficialmente, nesta segunda-feira (28), o maior parque ambiental de seu território: o Parque dos Morros. Com 290 mil metros quadrados, o espaço natural abrange áreas de quatro morros – Caneleira, Nova Cintra, José Menino e Voturuá (este já em São Vicente) – e é voltado à preservação da biodiversidade, proteção da fauna e regeneração ambiental.
As inscrições para trilhas ecológicas monitoradas começam no dia 1º de agosto. As visitas, gratuitas, serão realizadas às quartas, sextas e sábados, das 7h às 11h, com grupos de 5 a 15 pessoas. O passeio, que pode durar entre 45 minutos e 3 horas, exige calçado fechado, não permite a presença de pets e recomenda que os visitantes levem água e frutas. Os agendamentos devem ser feitos por e-mail, com nome completo e número do RG ou CPF, para: [email protected].
Continua depois da publicidade
O ponto de entrada do novo parque fica na Avenida Prefeito Antônio Manoel de Carvalho, 1112, no Morro do Marapé. Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Rogério Santos destacou que a criação do Parque dos Morros reafirma o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável. “Já investimos mais de R$ 150 milhões em obras de proteção nas encostas. Santos é protagonista em governança e preservação ambiental”, afirmou.
Bairro do litoral de SP deve ganhar novo parque em 2026; veja detalhes.
Continua depois da publicidade
O parque se conectará ainda ao Parque do Engenho de São Jorge dos Erasmos, administrado pela USP, formando um importante corredor ecológico entre áreas preservadas – o que favorece a migração de animais e a sobrevivência da fauna. Já foram identificadas cerca de 100 espécies de aves no local.
Antes alvo de desmatamento, descarte irregular de lixo e especulação imobiliária, a área agora passará por um processo de recuperação ambiental. O espaço também será utilizado pela EcoEscola Jornalista e Professor Dirceu Fernandes Lopes, integrando educação, meio ambiente e turismo sustentável.
Para fortalecer a atuação local, a Prefeitura, por meio da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), firmou parceria com o Senac para oferecer um curso gratuito de monitor ambiental. A formação, com aulas teóricas e práticas, prepara os participantes para atuar com responsabilidade nos ecossistemas dos parques municipais.
Continua depois da publicidade
O projeto é conduzido por um Grupo Técnico de Trabalho (GTT), que realizou um diagnóstico da flora e fauna da região e definiu diretrizes para a condução dos passeios ecológicos.
A implantação do Parque dos Morros também marca a regularização da área que pertencia ao antigo loteamento Parque da Montanha, aprovado nos anos 1980. A Prefeitura promoveu a desapropriação judicial de terrenos localizados em Área de Preservação Permanente (APP) e incorporou ainda áreas doadas pelo loteador, totalizando mais de 58 mil metros quadrados destinados a áreas verdes, sistema viário e equipam0entos públicos.
Durante a solenidade, foi lançado também o programa Zela Feliz, que promoverá 60 ações em bairros com maior vulnerabilidade social até dezembro. A iniciativa busca transformar ruas e praças em espaços de lazer com brinquedos sustentáveis, oficinas com materiais recicláveis, intervenções artísticas e ações de educação ambiental.
Continua depois da publicidade
A estreia do Zela Feliz está marcada para o dia 10 de agosto, na Rua Dr. Pedro Paulo Di Giovanni, no bairro Santa Maria.
Segundo o secretário das Prefeituras Regionais, Rivaldo Santos, o projeto vai estimular o senso de pertencimento e cidadania. “Queremos que as pessoas se apropriem dos espaços públicos de forma positiva. É mais que uma ação pontual – é um movimento de transformação urbana e social”, disse.
Com a criação do Parque dos Morros e o lançamento do Zela Feliz, Santos reforça seu papel como cidade comprometida com o meio ambiente, a sustentabilidade e a inclusão social por meio do acesso à natureza e ao espaço público de qualidade.
Continua depois da publicidade