X

Cotidiano

Região deve manter as 'folgas de carnaval'

Apesar dos desfiles terem sido cancelados, litoral manterá dias de folgas; confira o calendário de cada prefeitura

LG Rodrigues

Publicado em 24/01/2021 às 12:51

Atualizado em 24/01/2021 às 12:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As nove cidades não planejam mudanças em seus calendários. / LG RODRIGUES/DIÁRIO DO LITORAL

As nove cidades da Baixada Santista não planejam fazer qualquer tipo de mudança em seus calendários para o período de carnaval e, com isso, todos os feriados e pontos facultativos que os moradores do litoral já conhecem e pelos quais esperam com ansiedade estão mantidos para que os trabalhadores possam ter suas merecidas folgas.

A dúvida que foi gerada em parte da população aconteceu após algumas Capitais terem alterado as datas dos desfiles de escolas de samba para o segundo semestre de 2021, caso do Rio de Janeiro. Apesar disso, entretanto, as Prefeituras da Baixada Santista garantem que não farão qualquer tipo de alteração nos dias sem trabalho, especialmente devido ao fato que algumas das datas se tratam de feriados religiosos. Confira a seguir o que cada Prefeitura afirma para fevereiro.

SANTOS

A Prefeitura de Santos informa que os pontos facultativos relacionados ao Carnaval estão relacionados com a celebração cristã da Páscoa, que não pode ser alterada. A quarta-feira de cinzas marca o início da Quaresma, que antecede a Páscoa (ressurreição de Cristo). Quanto aos festejos, como desfiles de escolas de samba e bandas, estão suspensos em razão da pandemia, independentemente de os pontos facultativos serem mantidos.

SÃO VICENTE

A Prefeitura de São Vicente informou que em breve divulgará o calendário oficial da Cidade, com definições de feriados e pontos facultativos para as datas festivas.

GUARUJÁ

A Administração Municipal de Guarujá afirma que divulgou no dia 22 de dezembro, no Diário Oficial do Município, o calendário administrativo referente a 2021 e nele não constam alterações referentes ao feriado do Carnaval.

CUBATÃO

Em nota enviada ao Diário do Litoral, a Administração Municipal informa que, por enquanto, não há previsão para qualquer tipo de mudança no calendário oficial.

ITANHAÉM

A princípio o 'evento Carnaval' no município está totalmente cancelado segundo a Secretaria de Turismo, mas os dias 15 e 16 de fevereiro estão mantidos como ponto facultativo, através do Decreto 4034 de 12/01/2021.

MONGAGUÁ

Assim como na primeira vila do Brasil, ainda não há definições de qualquer tipo em Mongaguá sobre os feriados e pontos facultativos, mas a administração municipal deve bater o martelo sobre a situação nas próximas semanas.

BERTIOGA

A Prefeitura de Bertioga, conforme informado no Decreto municipal número 3.589, define como ponto facultativo os dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Em razão da pandemia da Covid-19, as festividades de carnaval, como desfiles, blocos de ruas, confraternizações em clubes, entre outras, seguem suspensas para evitar aglomerações e proliferação da doença. Já o tradicional "Carnaval é Família", que ocorreria em fevereiro de 2021, será adiado. A Prefeitura de Bertioga está avaliando a possibilidade de realizar a programação de carnaval em maio, mês de aniversário da Cidade, ou julho, a exemplo de outras cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

PERUÍBE

Por fim, a Prefeitura de Peruíbe se resume a informar que o Carnaval não está previsto no decreto municipal que definiu os feriados e pontos facultativos para o ano de 2021. Nem em fevereiro e nem em outro mês deste ano.

A Prefeitura de Praia Grande não respondeu aos pedidos da Reportagem. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

Nacional

Consumidores que pedem nota fiscal terão 'Mega-Sena' de R$ 700 milhões; entenda

O programa funcionará como uma espécie de "nota legal", adotada por diversos estados, como a Nota Fiscal Paulista, em São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter