Reforma da Ponte Pênsil, cartão-postal de São Vicente, é concluída

Recuperação estrutural do patrimônio centenário teve investimento de R$ 5,2 milhões do Governo do Estado

Chegou ao fim a tão aguardada reforma da Ponte Pênsil

Chegou ao fim a tão aguardada reforma da Ponte Pênsil | Divulgação/PMSV

Chegou ao fim a tão aguardada reforma da Ponte Pênsil, cartão postal de São Vicente e importante ligação viária da Cidade.

Continua após a publicidade

Os trabalhos duraram cerca de dez meses, com início no final de outubro de 2022, após vários pedidos do prefeito Kayo Amado ao Governo do Estado, apontando a necessidade de obras urgentes de recuperação do piso e dos gradis.
 
A última reforma havia ocorrido há sete anos. Agora, o patrimônio histórico centenário está novamente restaurado, com substituição total do guarda-corpo e das pranchas de madeira e manutenção preventiva e corretiva de seus elementos estruturais, incluindo seus cabos de sustentação.
 
Os trabalhos ficaram sob responsabilidade da empresa Concrejato, contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão ligado à Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, e tiveram investimento de R$ 5,2 milhões.
 
É importante ressaltar que todo o planejamento da reforma foi elaborado pensando em minimizar os impactos ao tráfego de veículos. Dessa maneira, os trabalhos mais complexos, alguns exigindo a interrupção do tráfego, foram executados durante o período noturno e madrugada, quando o fluxo de veículos é muito menor.
 
“A Ponte Pênsil, além de ter um valor histórico, cultural e turístico para a nossa Cidade, é passagem de milhares de pessoas diariamente. Agradeço ao Governo do Estado por atender aos meus pedidos em 2022 para que a estrutura passasse por essa reforma. Mas continuaremos fiscalizando, porque essa ponte tão importante precisa de manutenções mais frequentes, para que esteja sempre em ótimas condições para os usuários”, disse o prefeito Kayo Amado.
 
 História – A Ponte Pênsil foi registrada como patrimônio histórico do Estado de São Paulo em 30 de abril de 1982, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT).
 
A ponte foi proposta em 1910 pela Comissão de Saneamento de Santos, liderada por Francisco Saturnino de Brito, para dar suporte a um duto de esgoto de Santos e São Vicente até o Oceano Atlântico, sendo inaugurada em maio de 1914 pelo ex-prefeito Washington Luís.