Reforma da caixa de captação na Caneleira termina nesta semana

Em uma semana, a caixa coletora das águas pluviais vindas dos morros foi ampliada e recebeu reforço na estrutura de concreto

Comentar
Compartilhar
31 JUL 2018Por Da Reportagem21h01
O objetivo é oferecer melhor escoamento das águas em dias de chuvaO objetivo é oferecer melhor escoamento das águas em dias de chuvaFoto: Divulgação/PMS

Um importante trabalho de drenagem será concluído nesta semana pela Prefeitura na Rua Sebastião Brasil de Castro Rios, próximo ao nº 235, no bairro da Caneleira (Zona Noroeste). Em uma semana, a caixa coletora das águas pluviais vindas dos morros foi ampliada e recebeu reforço na estrutura de concreto. Nesta quarta-feira (1º), haverá acabamento em volta da peça.

O objetivo, segundo o subprefeito da Zona Noroeste, Acacio Egas, é oferecer melhor escoamento das águas em dias de chuva, diminuindo pontos de alagamento na Vila Airton Senna e Vila Esperança. A caixa coletora é o ponto de ligação das manilhas oriundas dos morros com o canal da Avenida Jovino de Melo.

Nesta terça (31), a equipe do setor de vias públicas da Subprefeitura da Zona Noroeste instalou as três tampas em concreto armado para cobrir a caixa, finalizando a segunda etapa de recuperação da unidade, com o auxílio de um caminhão munck.

Das três placas confeccionadas pela equipe da própria subprefeitura, duas delas foram utilizadas junto de uma antiga que foi reaproveitada. A terceira nova tampa permanece guardada para atendimento emergencial.

Limpeza

Durante a reforma, equipe da Operação Cuidando de Santos executou a limpeza da caixa manualmente e com equipamentos de hidrojateamento. O mesmo tipo de serviço é realizado nas 22 galerias de acesso à tubulação, responsável pela ligação da rede que direciona o escoamento para o canal da Jovino de Melo.

A caixa coletora e as galerias que atendem a esta rede de drenagem passam por limpeza a cada 20 dias ou quando ocorre forte chuva na região, como a ocorrida nesta madrugada.