Redes sociais fortalecem canal de comunicação com o poder público

Acesso semanal de aproximadamente 100 mil pessoas no Facebook, 3.500 seguidores no Twitter e mais de 93 mil visualizações no YouTube.

Comentar
Compartilhar
15 JAN 201412h48

Acesso semanal de aproximadamente 100 mil pessoas no Facebook, 3.500 seguidores no Twitter e mais de 93 mil visualizações no YouTube. Uma das cidades mais infoconectadas do país, Santos tem hoje, nas redes sociais, um canal de comunicação ampliado e fortalecido com o poder público. No espaço virtual, a população exercita a cidadania interagindo com sugestões, reclamações, elogios e ainda curtindo e compartilhando informação.

Desenvolvido pela Secor (Secretaria de Comunicação e Resultados), o trabalho tem como objetivo a comunicação mais ágil, direta e transparente com munícipes e turistas. “É um trabalho contínuo e de longo prazo, pois pressupõe a construção de relacionamento e também o fortalecimento da cidadania e do sentimento de pertencimento dos cidadãos pela sua cidade”, afirma a coordenadora de Internet, Amanda Guerra, da Secor.

 No espaço virtual, a população exercita a cidadania interagindo com sugestões, reclamações, elogios e ainda curtindo e compartilhando informação

Com as principais notícias do município, a página do Facebook, iniciada em julho, em seis meses contabilizou mais de 2 milhões de pessoas alcançadas. No Twitter, desde agosto os internautas têm acesso às principais informações sobre as condições do trânsito e à prestação de serviços, como ruas interditadas, cursos com inscrições abertas e eventos culturais e de lazer. Já no YouTube, podem assistir a vídeos sobre todas as áreas da administração.

Na virada do ano, 35 mil mensagens no Facebook
A tradicional queima de fogos realizada na cidade foi o assunto mais comentado na passagem de 2013 para 2014. Entre as 10h de 31 de dezembro às 10h do dia 1º, foram 35 mil menções no Facebook.

Além de postagens sobre as 18 toneladas de fogos (com a cores verde a amarelo em alusão à Copa do Mundo), os internautas também comentaram sobre a festa na areia, que contou com DJs em quatro ilhas equipadas com telões de LED, transmitindo mensagens de Boas Festas e fotos enviadas por celular. A virada foi transmitida ao vivo pela Globo SP, o que também está previsto para o Réveillon de 2015.

Saiba mais:

- Acesse www.facebook.com/PrefeituraSantos
- Siga twitter.com/santos_agora
- Assista www.youtube.com/santoscidade

- São 14.450 fãs no Facebook
- Assuntos mais comentados: saúde, poda de árvores, trânsito, transportes e conservação das calçadas
- Atualmente, um dos destaques é a Campanha Sou de Santos, que valoriza costumes, cultura e pessoas que vivem na cidade. Em dois meses, a iniciativa já teve cerca de 100 mil interações no Facebook
- Cerca de 30% dos visitantes são de municípios como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Manaus, Florianópolis, Fortaleza, Aracajú, Recife e Brasília

Participação e envolvimento
- A munícipe Elci Oliveira, 49 anos, está entre os internautas que utiliza a página do Facebook para se comunicar com a prefeitura. “É uma ferramenta a mais que temos para solicitar serviços”.
– As redes da prefeitura também são abertas à produção de conteúdo colaborativo. Basta enviar inbox via Facebook ou via Twitter por tweet. Entre um dos colaboradores, o ‘fotógrafo mirim’ Matheus Lima, 14 anos, que registrou a orla do alto do Morro do José Menino, imagem que pode ser conferida na página.