Cotidiano

Redação do Enem: qual será o tema deste ano?

Em meio a uma vasta gama de temas que valem a reflexão da sociedade, qual deve ser o escolhido para a redação deste ano?

Vanessa Pimentel

Publicado em 02/11/2018 às 10:03

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Enem completa 20 anos em 2018 / Rodrigo Montaldi/Arquivo DL

Continua depois da publicidade

Ano de eleições presidenciais e para governos estaduais, Senado e Congresso Nacional. Embates políticos, fake news e a imprensa tentando mostrar o que é verdade e o que é mentira sobre as notícias disparadas nos sites e redes sociais. Ao mesmo tempo, muita discussão sobre conservadorismo x diversidade, racismo, assédio, aquecimento global, educação à distância, corrupção, entre tantos outros assuntos polêmicos. Em meio a uma vasta gama de temas que valem a reflexão da sociedade, qual deve ser o escolhido para a redação do Enem 2018?

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Já consagrado como exame que não só avalia o Ensino Médio, mas conta pontos para a entrada em universidades, o Enem completa 20 anos. E muitas vezes sai na contramão das expectativas, por isso, para fazer o “spoiler” de qual deve ser o tema da redação 2018, a professora de gramática e redação do Colégio Notre Dame, Karen Andrade, analisa as possibilidades e dá dicas para quem vai enfrentar as provas dia 4 e 11 de novembro.

Continua depois da publicidade

Segundo a docente, os temas abordados no Enem sempre têm referência social, por isso é importante estudar sobre representação das minorias. “Talvez este não seja o tema da redação neste ano, mas o assunto pode vir embutido nas questões”, diz.

Quanto à redação, Karen diz que por ser ano eleitoral e pelos últimos acontecimentos envolvendo fake news, uso das redes sociais e liberdade de ­expressão, é possível que o tema da redação aborde um desses assuntos.

Continua depois da publicidade

“Sobre política em si dificilmente falarão porque está mal discutido. Para estar bem preparado é preciso saber sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, sobre Acessibilidade, Democracia e Direitos Humanos, sempre questões atuais e que precisam de certo conhecimento para conseguir contextualizar e estruturar uma boa redação”.

Dicas

Atenção: ao escrever a redação tente deixar a letra legível, evite fazer desenhos ou ­observações endereçadas aos corretores da prova, e use a norma legal da ­língua.  
Karen também faz um lembrete. “Evite posições extremadas para se expressar. O importante é ser claro na proposta e usar argumentos que demonstrem conhecimento sobre o tema”.

Continua depois da publicidade

Proposta de intervenção

A proposta de intervenção é a elaboração de uma solução para o problema abordado, com respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Para que a redação contemple este critério, o candidato precisa, além de explicar o tema, propor uma solução viável para o problema.  “Ou seja, ao concluir o texto, ele apresenta também uma solução para o que foi discutido ao longo da redação”, explica Karen.  

Dia da Prova

Continua depois da publicidade

As dicas para fazer uma boa prova já são conhecidas pelos estudantes: descanse, coma refeições leves, mantenha a calma.

Além disso, é preciso ficar atento ao que levar: só vale documento de identificação original, oficial e com foto. Cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto não serão aceitos.

Se você perdeu ou teve o documento roubado será preciso apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.

Continua depois da publicidade

Obrigatório

Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;
Documento oficial de identificação original com foto.

Aconselhável

Continua depois da publicidade

Cartão de Confirmação de Inscrição;
Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do Chefe de Sala (caso precise do documento).

Proibido

Borracha;
Caneta de material não transparente;
Corretivo;
Dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes)
Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens;
Impressos e anotações;
Lápis;
Lapiseira;
Livros;
Manuais.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software