X

Cotidiano

Recusa de dinheiro no VLT vira inquérito

Deverá ser apurada eventual violação do Código de Defesa do Consumidor pela EMTU e BR Mobilidade

Carlos Ratton

Publicado em 05/12/2017 às 11:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Recusa de dinheiro no VLT vira inquérito / Rodrigo Montaldi/DL

O 19º promotor público Sandro Ethelredo Ricciotti Barbosa abriu inquérito para apurar eventual violação do Código de Defesa do Consumidor pela Empresa Metropolitana de Transportes Públicos (EMTU) e o Consórcio BR Mobilidade pela recusa de receber dinheiro vivo na compra de passagens para embarque no Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). O órgão também apura a falta de lojas de venda de bilhetes ou cartão transporte.      

A denúncia que baseou o inquérito é dos munícipes Victor Fernandes Panchorra e Leonardo Perez, administradores da Página Sobreviver em Santos e Região, no Facebook. Eles se basearam em reportagem do Diário, publicada em 27 de outubro último, alertando que o dinheiro passaria a ser recusado em dezembro. O Diário também publicou, no último dia 24, que a denúncia havia chegado ao MP.

O promotor não descarta a possibilidade, após apuração da questão, abrir ação civil pública. Neste sentido, está oficiando a EMTU, a BR Mobilidade e, ainda, a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos) para que, no próximo dia 13, às 14 horas, compareçam à Promotoria para prestarem esclarecimentos.

Paralisação

O MP recomendou a paralisação de qualquer medida que impeça as pessoas de pagarem a passagem com dinheiro. Ao Procon, o promotor está solicitando, em 10 dias, informações a respeito de reclamações formalizadas. O mesmo prazo foi dado à Ouvidoria Pública do Município.       

Ao pedir providências ao Ministério Público, os denunciantes revelaram ainda, após pesquisar o próprio site da empresa, a existência de somente seis pontos de venda de passagens unitárias em toda a cidade. Panchorra e Perez acreditam que há infração à Lei das Contravenções Penais e ao Código de Defesa do Consumidor e fizeram questão de lembrar o promotor que situação semelhante ocorreu quando foi adotado o cartão-transporte em Santos.    

Outro lado

A EMTU informou ontem que não foi comunicada até o momento sobre o inquérito em questão e assim que for notificada prestará todos os esclarecimentos necessários ao Ministério Público.

A CET-Santos respondeu que o contrato de operação do VLT é unicamente entre a EMTU e a BR Mobilidade e foi convocada para o encontro e participará do mesmo, se dispondo a contribuir com o que for possível em relação à questão.

A BR Mobilidade não respondeu à questão, justificando que as pessoas têm a opção dos mais de 290 pontos de venda relacionados no site e as máquinas de autoatendimento presentes em todas as estações de forma fácil e rápida, com pagamento via cartão de débito.

“Através do Portal é possível solicitar o cartão (com entrega em domicílio em 2 dias úteis, de forma gratuita) e compra de créditos via boleto bancário”, conclui.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter