Recuperados da Covid-19 em Guarujá recebem ligação do Call Center

A Secretaria Municipal de Saúde realiza a ação para verificar o atual estado de saúde do paciente; até o momento, foram mais de cinco mil chamadas

Comentar
Compartilhar
12 AGO 2020Por Da Reportagem21h04
A Central atende por meio do número (13) 3308-6820, de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horasFoto: Divulgação/PMG

Além de sanar dúvidas da população, o Call Center da Secretaria de Saúde (Sesau) de Guarujá também faz ligações de retorno para munícipes que já realizaram teste de Covid-19, com resultado positivo ou negativo. Até o momento, foram 5.324 chamadas deste tipo, que têm como principal objetivo acompanhar o atual estado de saúde do paciente. Os dados são registrados e encaminhados à Vigilância Epidemiológica do Município, onde ajudam a mensurar o total de recuperados.

"Às vezes, algumas pessoas não conseguem dar muita atenção, pois já retornaram para suas atividades. Mas percebemos que a maioria das pessoas se sente acolhida e grata pela preocupação", conta o coordenador da Central, Marcelo Camisa. Além disso, ele ressalta a dedicação da equipe, composta por profissionais da saúde.

Balanço

Desde março, a Central registrou 1.735 ligações até o momento, sendo o tipo mais frequente (402) de suporte para pessoas com sintomas do novo coronavírus. Neste caso, os profissionais da pasta atuam como enfermeiros virtuais, orientando o munícipe a procurar atendimento médico ou a permanecer em casa, dependendo de cada caso.

A Central atende por meio do número (13) 3308-6820, de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas. O serviço também auxilia a população com outros assuntos ligados à Covid-19, como comércio e fiscalização, orientações sobre a doença  e denúncias. As linhas funcionam em sala anexa à Sesau, no Paço Municipal Raphael Vitiello (Av. Santos Dumont, 640 - Santo Antônio).

Ligações por tipos de atendimento (até 07/08):

- Assistência - enfermeiro virtual - 402

 - Comércio / fiscalização – 261

 - Orientações sobre a Covid-19 - 239

 - Denúncias – 187

 - Turismo / trânsito – 169

 - Informações sobre testes - 166

- Outros - 140

 - Direcionamento para resultados de testes – 64

 - Orientação / assistência social - 55

 - Vacinas - 38

 - Boletim epidemiológico – 11

 - Vendas / doação – 3