Cotidiano
As ocorrências foram registradas entre sábado (14) e terça-feira (17), em diferentes pontos da costa
O Corpo de Bombeiros orienta que banhistas evitem áreas com bandeiras vermelhas, não entrem no mar após consumo de álcool e procurem sempre locais monitorados por equipes de salvamento / Divulgação
Continua depois da publicidade
O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), vinculado ao Corpo de Bombeiros de São Paulo, resgatou 348 vítimas de afogamento em todo o litoral paulista durante o período de Carnaval. As ocorrências foram registradas entre sábado (14) e terça-feira (17), em diferentes pontos da costa.
A Baixada Santista concentrou o maior volume de atendimentos, com cerca de 190 resgates nas praias de Guarujá, Santos, Praia Grande, Mongaguá e Bertioga.
Continua depois da publicidade
Em uma das ocorrências mais delicadas, registrada em Santos, duas adolescentes, de 12 e 15 anos, foram retiradas do mar em segurança após uma delas pular na água a partir de uma pedra.
Ainda no litoral sul, entre Itanhaém e Ilha Comprida, os bombeiros salvaram 28 vítimas de afogamento.
Continua depois da publicidade
No litoral norte, as equipes do GBMar resgataram 130 pessoas em praias de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.
Um dos casos de destaque ocorreu em Ubatuba, onde um banhista ficou à deriva no mar. A situação foi identificada por equipes do Polícia Militar de São Paulo, com apoio do helicóptero Águia 11, que posicionou a aeronave de forma estratégica para facilitar a ação dos guarda-vidas.
Também em Ubatuba, cinco pessoas, com idades aproximadas de 25 anos, entraram no mar em uma área sinalizada com alerta de perigo e acabaram sendo arrastadas pela correnteza. O grupo foi avistado rapidamente, e todos foram resgatados com vida.
Continua depois da publicidade
Além dos salvamentos, o GBMar intensificou as ações preventivas ao longo do feriado prolongado. No total, foram realizadas 52,1 mil intervenções, que incluíram:
Orientações diretas aos banhistas;
Reforço na sinalização de áreas de risco;
Continua depois da publicidade
Abordagens preventivas para evitar a entrada no mar em locais perigosos.
O balanço reforça a importância do trabalho dos guarda-vidas e do respeito às sinalizações nas praias. O Corpo de Bombeiros orienta que banhistas evitem áreas com bandeiras vermelhas, não entrem no mar após consumo de álcool e procurem sempre locais monitorados por equipes de salvamento.