Recepção aos novos estagiários da Prefeitura de Guarujá mostra a importância de seu trabalho no poder público

Os 40 novos estagiários já atuam há três semanas na Prefeitura

Comentar
Compartilhar
02 JUN 201416h11

No dicionário, aprendizagem e experiência são algumas das definições para a palavra estagiário. Mas em Guarujá, a questão vai muito mais além, pois o estágio é um dos períodos mais importantes na vida do ser humano: é a integração do estudante no mundo do trabalho. Na última terça-feira (27), 40 novos estagiários foram recepcionados com muito carinho por uma equipe da Prefeitura. O acolhimento aos futuros profissionais ocorreu no Centro de Capacitação de Professores Carmine Felipelli, na Vila Alice. Os novos colaboradores já atuam há três semanas e integram outros 326 estagiários da Administração.

Inicialmente, os participantes assistiram a um vídeo da prefeita Maria Antonieta de Brito, dando boas-vindas aos novos estagiários. “É com muita alegria que os recebemos na Prefeitura. A missão do poder público é servir, e servir bem a população. Aproveitem este momento de aprendizagem e amadurecimento. Contamos com engajamento. Sucesso!”, desejou Antonieta.

Logo após, os colaboradores participaram da palestra “O papel dos estagiários e sua inserção no cenário público”, que foi iniciada pela diretora de Educação Ambiental da Prefeitura, Lúcia Helena da Silva. Na oportunidade, ela também discorreu acerca de outros fatores que compreendem a experiência

“É um momento de construção, uma oportunidade de aperfeiçoamento técnico. Afinal, é preciso entender que seu dia-a-dia depende da sua construção. E o momento pede movimentação, seja para despertar interesse, curiosidade ou decisões”.

Posteriormente, Lúcia abordou questões como convivência, inclusão e interação. Já o diretor de Recursos Humanos da Prefeitura, Diego Bezerra, também recepcionou os novos estagiários e conduziu uma dinâmica. Eles formaram fila em dupla e fizeram um breve depoimento com informações pessoais como se fosse o outro. Em seguida, Bezerra fez um panorama sobre a Federação, divisão de poderes no Brasil, seguido de todo organograma da Prefeitura, destacando a localização das secretarias e quais atuam são diretamente com a população.

Com este projeto, a ideia, segundo o diretor de RH, é dar continuidade ao trabalho de humanização do serviço público. “Este é um projeto piloto com estagiários, que mesclamos com a estrutura da Prefeitura e a humanização. Isso já é feito com os gestores de RH”, contou.

Posteriormente, foi apresentado aos novos colaboradores um levantamento das principais dúvidas de estagiários como: duração do estágio, benefícios , se o estagiário tem direito a férias. Na sequência, eles assistiram a três vídeos e fizeram uma nova dinâmica com bexigas. A jovem Tamires Martins dos Santos, de apenas 20 anos, é moradora do bairro Santa Maria. Ele cursa o primeiro ano de Pedagogia na Faculdade Don Domênico e hoje faz estágio na Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente, no Santa Rosa. Na unidade, trabalha com alunos portadores da síndrome de down. “Estou na unidade há quase um mês. No começo foi um pouco difícil, mas agora posso dizer que as crianças já estão me aceitando bem mais. Gostei muito deste acolhimento que a Prefeitura faz hoje aqui para todos nós”.

Thiago Passos, de 21 anos, cursa o quarto ano de Direito na Unisantos e hoje atua na Procuradoria do Anexo Fiscal da Prefeitura. “Estou há três semanas neste estágio e no início me senti um pouco perdido, mas depois fui tendo o apoio da equipe e hoje já posso dizer que estou gostando bastante. E esta recepção foi bem legal e eu não esperava”.

Jornada – A jornada de atividades de um estagiário na Prefeitura de Guarujá é de até 30 horas semanais. Eles recebem bolsa-auxílio e auxílio transporte. A Lei Federal 11.788/2008 regulamenta o estágio de estudantes na Prefeitura de Guarujá.

Serviço – Os interessados em fazer parte do quadro de estagiários da Prefeitura de Guarujá devem levar currículo ao setor de Recursos Humanos, no andar térreo do Paço Raphael Vitiello, na Avenida Santos Dumont, 640 – Santo Antônio. O setor funciona segunda, terça, quinta e sextas-feiras, das 12 às 16 horas, e nas quartas-feiras, das 9 às 13 horas. Para se candidatar, é necessário estar cursando o Ensino Médio ou Superior.