Reportagem flagrou ampla movimentação de funcionários do teatro e da defesa civil de Santos no Coliseu durante todo o dia / Rodrigo Montaldi/DL
Continua depois da publicidade
Parte do reboco externo do Teatro Coliseu, no Centro de Santos, cedeu na manhã desta sexta-feira (4). As calçadas que margeiam o equipamento nas ruas Brás Cubas e Amador Bueno foram interditadas por precaução da Defesa Civil. A placa de 1 metro quadrado que caiu ficava no topo do imóvel, próximo ao teto. Ninguém ficou ferido. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Seserp), a queda ocorreu por desgaste natural do material e não há risco de novos incidentes do gênero.
Apesar do posicionamento da Administração, uma ampla movimentação de funcionários do teatro e do setor de obras da prefeitura foi percebida no Coliseu durante todo o dia de ontem. A reportagem do Diário do Litoral esteve no terraço do local e constatou que o mesmo apresenta inúmeros pontos de infiltrações nas paredes e no chão.
Continua depois da publicidade
Durante visita, um dos técnicos presentes no imóvel afirmou, via rádio, que a situação era de emergência. Do lado de fora do teatro é possível ver rachaduras, além do fato de toda a área externa do Coliseu apresentar avarias e limo. Parte da estrutura foi escorada com o auxílio de uma corda.
Tombado a nível estadual pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e a nível municipal pelo Condepasa, o Teatro Coliseu ficou fechado por 10 anos para reforma, de 1996 a 2006. Em 2013 o equipamento passou novamente por manutenção. No entanto, após o término dos serviços, o teatro voltou a apresentar problemas de infiltração.
Continua depois da publicidade
De acordo com Christian Câmara, coordenador do equipamento, a área exterior e a fachada do teatro não foram contempladas na reforma de 2013. “Temos um projeto de recuperação da fachada em andamento, mas por se tratar de um imóvel quase centenário e tombado, há algumas restrições, além do processo ser mais lento”, destacou.
A Prefeitura de Santos garantiu que as atividades no Teatro Coliseu transcorrerão normalmente neste fim de semana. No entanto, afirmou que a partir de segunda-feira (7) será realizada uma vistoria mais detalhada para apurar eventuais melhorias necessárias na estrutura do imóvel.
Histórico
Continua depois da publicidade
Reportagem do Diário do Litoral publicada em maio deste ano abordou a falta de atenção e cuidados com os patrimônios tombados da Baixada Santista.
Na ocasião, a Prefeitura de Santos disse que, em decorrência das fortes chuvas, houve infiltração no telhado da sala de câmara.
“O reparo está sendo orçado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), porém, a infiltração e a posterior execução do serviço não inviabilizam o funcionamento do teatro, que continuará aberto ao público”, informou a Administração na época.
Continua depois da publicidade