X

Cotidiano

Rebeldes detêm jornalista norte-americano na Ucrânia

Jornalista da Vice News, estava cobrindo a crise ucraniana há semanas e investigava os grupos de mascarados que tomaram prédios do governo

Publicado em 23/04/2014 às 11:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Homens armados pró-Rússia no leste da Ucrânia admitiram nesta quarta-feira ter detido um jornalista norte-americano, que não é visto desde a manhã de terça. Simon Ostrovsky, jornalista da Vice News, estava cobrindo a crise ucraniana há semanas e investigava os grupos de mascarados que tomaram prédios do governo em uma cidade do leste da Ucrânia após a outra.

Stella Khorosheva, porta-voz dos rebeldes pró-Rússia na cidade de Slovyansk, confirmou hoje que Ostrovsky está detido na sede local do serviço de segurança ucraniano, prédio invadido há mais de uma semana. "Ele está conosco. Está bem", afirmou Stella à Associated Press. Quando perguntada se Ostrovsky estava sendo mantido refém, ela disse que "ele é suspeito de atividades nocivas", mas se recusou a explicar. Segundo ela, os insurgentes estão mantendo Ostrovsky detido até finalizarem a sua própria investigação sobre ele.

Em comunicado, a Vice News assinalou que "está em contato com o Departamento de Estado dos Estados Unidos e outras autoridades do governo apropriadas para garantir a proteção e segurança de nosso amigo e colega, Simon Ostrovsky". Em Washington, a porta-voz do Departamento de Estado Jen Psaki disse que autoridades norte-americanas estão "profundamente preocupadas" com a detenção de Ostrovsky que, segundo ela, viola o acordo entre Rússia e Ucrânia alcançado na semana passada.

Na terça-feira, o presidente interino da Ucrânia, Oleksandr Turchynov, ordenou às forças de segurança a retomada das operações no leste do país depois que os corpos de duas pessoas supostamente sequestradas por insurgentes pró-Rússia foram encontrados. No entanto, não surgiram relatos desse tipo de operação até o meio-dia de quarta-feira (horário local).

Homens armados pró-Rússia no leste da Ucrânia admitiram nesta quarta-feira ter detido um jornalista norte-americano (Foto: Sergei Grits)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter