O objetivo principal é apresentar de forma estratégica as potencialidades do município para essa atividade / Divulgação
Continua depois da publicidade
Não é segredo para ninguém que a cidade de Bertioga se tornou uma grande referência no turismo de observação de aves. No último sábado (10), o município alcançou a 23ª posição no famoso eBird Global Big Day, no cenário brasileiro — mesmo com a chuva que atingiu a região ao longo do dia.
Reforçando a campanha “Bertioga de olho no céu”, representantes do município participarão da Avistar Brasil 2025, maior feira de observação de aves da América Latina, que ocorrerá em São Paulo de 16 a 18 de maio
Neste evento, o Departamento de Turismo de Bertioga marcará presença com um espaço no stand do governo do estado de São Paulo, buscando atrair todas as pessoas com interesse em observar a beleza da natureza através das aves.
Continua depois da publicidade
O objetivo principal é apresentar de forma estratégica as potencialidades do município para essa atividade, visando um aumento significativo no fluxo de visitantes e, consequentemente, impulsionando a economia local através da geração de emprego e renda.
Apesar do impacto da chuva no Global Big Day, o entusiasmo dos observadores de aves de Bertioga permanece vivo, com o olhar já voltado para a segunda edição anual do evento em outubro.
Continua depois da publicidade
O Departamento de Turismo reforça que a campanha "Bertioga de Olho no Céu" segue ativa, com o objetivo de mobilizar ainda mais participantes e evidenciar a expressiva biodiversidade aviária do município.
Um importante reforço para a identificação das aves locais e para a educação ambiental é o lançamento do livro
"Aves do Sesc Bertioga: do mar à serra". Fruto de uma pesquisa abrangente realizada entre 2021 e 2023, que registrou mais de 300 espécies, a publicação convida o leitor a uma jornada textual que acompanha uma caminhada desde a praia até a Serra do Mar, passando por restingas e manguezais. Além do texto principal, o livro oferece textos complementares, fichas técnicas detalhadas e QR codes que permitem o acesso à vocalização de diversas aves. O evento de lançamento contou com a presença de representantes do Departamento de Turismo.
Continua depois da publicidade
Veja também que uma das aves mais raras do mundo e ameaçada de extinção tem visitação proibida
Para uma experiência ainda mais enriquecedora, é possível agendar um passeio com guias da ABECO: (13) 99728-9614 (ligação e WhatsApp) e da AMOLB: (13) 99693-7598 (apenas WhatsApp).