Cinco hospitais do SUS figuram em lista da Newsweek com instituições de referência mundial / Freepik
Continua depois da publicidade
A revista norte-americana Newsweek divulgou a edição 2026 de sua lista de Melhores Hospitais Especializados do Mundo. O Brasil aparece com 22 instituições de saúde reconhecidas, sendo 5 públicas e 17 privadas.
Além do reconhecimento de hospitais públicos, a concentração regional chama atenção: 18 desses hospitais estão localizados no estado de São Paulo, enquanto apenas dois aparecem fora do Sudeste.
Continua depois da publicidade
Entre os destaques, estão nomes de referência como o Hospital das Clínicas da Unicamp, Hospital São Paulo da Unifesp, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sírio-Libanês.
O levantamento foi realizado entre maio e julho de 2025. A pesquisa foi feita online, com base em recomendações de médicos, enfermeiros e especialistas de saúde, além da verificação de certificações de cada hospital.
Continua depois da publicidade
A seleção também contou com a participação da Statista, empresa global de pesquisa de dados. Um dos pontos centrais foi a aplicação do método PROMs, que avalia a qualidade dos hospitais de acordo com a experiência e a satisfação dos pacientes.
Diferentemente de rankings tradicionais, a lista da Newsweek não estabelece uma ordem de classificação. O objetivo é reconhecer instituições de destaque em 12 áreas da medicina, como cardiologia, oncologia, pediatria, neurologia, ginecologia e ortopedia.
Veja também: Ranking internacional aponta hospitais brasileiros entre os melhores da América Latina.
Continua depois da publicidade
O levantamento destacou cinco instituições públicas de grande porte e relevância, todas ligadas ao SUS e reconhecidas pela atuação em atendimento especializado e pesquisa. conheça eles na galeria abaixo:
Veja também: Governo de SP inclui hospitais municipais na Tabela SUS Paulista; entenda a iniciativa.
Para entender um pouco mais sobre o SUS, o canal do Dr. Drauzio Varella no YouTube tem um vídeo sobre isso:
Continua depois da publicidade
Além dos públicos, o ranking contemplou 17 instituições privadas brasileiras, algumas em parceria com o SUS. A lista reúne hospitais de diferentes regiões, mas com predomínio paulista.