Cotidiano
A análise envolveu 200 praias de 12 países, avaliadas a partir de critérios técnicos, como balneabilidade, biodiversidade, infraestrutura e segurança
Para reforçar a confiabilidade do ranking, o levantamento destacou apenas praias que atenderam a padrões internacionais de qualidade da água, segurança, serviços e educação ambiental / Divulgação/MTur Destinos
Continua depois da publicidade
O Brasil voltou a ganhar destaque no cenário mundial do turismo sustentável. Segundo levantamento do Centro Internacional de Formação e Certificação de Praias, instituição chilena especializada em gestão ambiental, cinco praias brasileiras figuram entre as melhores do planeta.
A análise envolveu 200 praias de 12 países, avaliadas a partir de 38 critérios técnicos, como balneabilidade, biodiversidade, infraestrutura, segurança, educação ambiental e resiliência climática.
Continua depois da publicidade
Confira também o ranking famoso que crava duas praias brasileiras entre as melhores do mundo
Entre os destaques está a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, em Salvador (BA), que conquistou o primeiro lugar nas Américas e a quinta posição no ranking global. O estado da Bahia, dono do maior litoral do Brasil, recebeu menção especial por combinar atratividade paisagística, serviços turísticos e infraestrutura de qualidade.
Continua depois da publicidade
No Rio de Janeiro, as praias do Forno e da Azeda (Armação de Búzios) e a praia de Grumari, na capital fluminense, foram reconhecidas por sua beleza natural e preservação ambiental. Já a praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), chamou atenção pela boa infraestrutura e esforços de conservação.
Para reforçar a confiabilidade do ranking, o levantamento destacou apenas praias que atenderam a padrões internacionais de qualidade da água, segurança, serviços e educação ambiental.
Quatro das praias brasileiras listadas já contam com a certificação Bandeira Azul, um dos selos mais importantes do mundo em sustentabilidade e excelência turística.
Continua depois da publicidade
Embora muitos associem as melhores praias do país apenas ao Nordeste, o estudo mostrou que a diversidade vai além: 11 praias reconhecidas estão no Nordeste, 12 no Sudeste e 21 no Sul. Isso demonstra a força e a variedade do litoral brasileiro, que une conservação ambiental, belezas naturais e vocação para o turismo.
O resultado reforça a posição do Brasil como um dos destinos litorâneos mais atrativos do planeta, onde natureza, sustentabilidade e hospitalidade caminham lado a lado.