Cotidiano

Radares em rodovias federais são desligados e motoristas têm ponto cego em 47 mil km

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou que o orçamento caiu de R$ 364 milhões para R$ 43,3 milhões, uma redução de aproximadamente 88%

Igor de Paiva

Publicado em 12/08/2025 às 07:30

Atualizado em 12/08/2025 às 10:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O futuro da decisão pode ser definido na Justiça / Agência Brasil

Continua depois da publicidade

Todos os radares nas rodovias federais brasileiras estão desligados desde 1º de agosto de 2025. Ao todo, 47 mil km de estradas foram afetados pela decisão.

O motivo é claro: falta de recursos para manter o Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade (PNCV).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou que o orçamento caiu de R$ 364 milhões para R$ 43,3 milhões, uma redução de aproximadamente 88%.

Esse valor foi considerado insuficiente para manter o sistema até o final de 2025.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Veja quais rodovias do litoral de SP serão duplicadas ou ganharão marginais para melhorar mobilidade

• Nova ferrovia vai tirar 5 mil carretas de uma das rodovias mais movimentadas do Brasil

• Rodovias do litoral recebem mais de 17 mil toneladas de pavimento em nova concessão

Futuro

O futuro da decisão pode ser definido na Justiça. A Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Tráfego já informou que pode recorrer a via judicial para religar os radares.

Especialistas afirmam que esses equipamentos são essenciais para conter o excesso de velocidade.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, essa é justamente a principal causa das mortes no trânsito.

Metas

O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito estabelece que os índices de mortes no trânsito devem ser reduzidos em 50% até 2030.

No ano passado, o Brasil registrou 34 mil mortes em rodovias. Somando-se a isso, os prejuízos econômicos chegam a R$ 22,6 bilhões.

Continua depois da publicidade

Veja também que uma Nova ferrovia vai tirar 5 mil carretas de uma das rodovias mais movimentadas do Brasil.

Por outro lado, os aparelhos geram anualmente R$ 1,1 bilhão em multas, porém essa verba é destinada às despesas administrativas do DNIT.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software