Cotidiano
Equipamento instalado em Ilhabela capta chuva orográfica não vista por radar de Salesópolis. Monitoramento ajuda na emissão de alertas à população
Radar de Ilhabela que opera na banda X, com menor alcance, mas maior precisão em áreas montanhosas / Divulgação/GovernoSP
Continua depois da publicidade
Um radar meteorológico instalado em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, tem se mostrado essencial para a detecção de chuvas em regiões de relevo acidentado, onde outros equipamentos, como o de Salesópolis (na Grande SP), falham na captação.
Segundo a Defesa Civil do Estado, o radar de Ilhabela — que opera na banda X, com menor alcance, mas maior precisão em áreas montanhosas — foi o único a registrar uma chuva persistente que já dura mais de 72 horas e acumulou 151 mm em São Sebastião. O radar de Salesópolis, de banda S e longo alcance, não detectou o fenômeno devido às barreiras impostas pela Serra do Mar.
Continua depois da publicidade
“Esse tipo de chuva é do tipo orográfica, causada pelo encontro de nuvens com áreas montanhosas. O ar sobe, esfria, e a umidade se transforma em precipitação”, explicou o meteorologista Willian Minhoto, da Defesa Civil. A Major Michele Cesar, diretora de Monitoramento e Alerta, reforça: “É por isso que o radar de Ilhabela é fundamental para essa região”.
O equipamento foi adquirido em 2023, com investimento de R$ 10 milhões, como parte do plano estadual de modernização do monitoramento meteorológico. Já em 2024, um novo radar foi instalado em Campinas, com aporte de R$ 4 milhões.
Continua depois da publicidade
Atualmente, São Paulo conta com sete radares meteorológicos: em Bauru, Presidente Prudente, dois na capital, um em Salesópolis, um em Campinas e o de Ilhabela. Todos são integrados ao Centro Paulista de Radares e Alertas Meteorológicos (CEPRAM), que já emitiu 149 alertas sobre eventos extremos em 2024, por meio da tecnologia Cell Broadcast.
Desde quarta-feira (2), três alertas foram enviados por SMS a moradores do Litoral Norte, incluindo São Sebastião e Ubatuba. Para receber as notificações, basta enviar o CEP da região desejada por SMS para o número 40199.