Cotidiano

Radar no Litoral de SP detecta chuvas 'escondidas' pela Serra do Mar

Equipamento instalado em Ilhabela capta chuva orográfica não vista por radar de Salesópolis. Monitoramento ajuda na emissão de alertas à população

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 04/07/2025 às 11:50

Atualizado em 04/07/2025 às 12:07

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Radar de Ilhabela que opera na banda X, com menor alcance, mas maior precisão em áreas montanhosas / Divulgação/GovernoSP

Continua depois da publicidade

Um radar meteorológico instalado em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, tem se mostrado essencial para a detecção de chuvas em regiões de relevo acidentado, onde outros equipamentos, como o de Salesópolis (na Grande SP), falham na captação.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo a Defesa Civil do Estado, o radar de Ilhabela — que opera na banda X, com menor alcance, mas maior precisão em áreas montanhosas — foi o único a registrar uma chuva persistente que já dura mais de 72 horas e acumulou 151 mm em São Sebastião. O radar de Salesópolis, de banda S e longo alcance, não detectou o fenômeno devido às barreiras impostas pela Serra do Mar.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Até quando o frio e a chuva ficam no litoral de SP e como será o fim de semana?

• Neblina e curvas: litoral tem a serra mais perigosa e temida por motoristas do Brasil

• Melhor qualidade de vida do Litoral Norte fica em Ilhabela, segundo índice

“Esse tipo de chuva é do tipo orográfica, causada pelo encontro de nuvens com áreas montanhosas. O ar sobe, esfria, e a umidade se transforma em precipitação”, explicou o meteorologista Willian Minhoto, da Defesa Civil. A Major Michele Cesar, diretora de Monitoramento e Alerta, reforça: “É por isso que o radar de Ilhabela é fundamental para essa região”.

O equipamento foi adquirido em 2023, com investimento de R$ 10 milhões, como parte do plano estadual de modernização do monitoramento meteorológico. Já em 2024, um novo radar foi instalado em Campinas, com aporte de R$ 4 milhões.

Continua depois da publicidade

Atualmente, São Paulo conta com sete radares meteorológicos: em Bauru, Presidente Prudente, dois na capital, um em Salesópolis, um em Campinas e o de Ilhabela. Todos são integrados ao Centro Paulista de Radares e Alertas Meteorológicos (CEPRAM), que já emitiu 149 alertas sobre eventos extremos em 2024, por meio da tecnologia Cell Broadcast.

Desde quarta-feira (2), três alertas foram enviados por SMS a moradores do Litoral Norte, incluindo São Sebastião e Ubatuba. Para receber as notificações, basta enviar o CEP da região desejada por SMS para o número 40199.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software