O radar que lidera o ranking está instalado na Avenida Prestes Maia / Reprodução/Google
Continua depois da publicidade
Um radar instalado na cidade de São Paulo ganhou destaque em 2024 por registrar uma quantidade extraordinária de infrações. Dados da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito mostram que, sozinho, o equipamento contabilizou 53.849 multas ao longo do ano.
Quando esses números são analisados de forma diária, o impacto se torna ainda mais evidente: cerca de 147 motoristas foram flagrados todos os dias cometendo algum tipo de irregularidade.
Continua depois da publicidade
A maior parte das autuações está relacionada ao excesso de velocidade, já que o trecho possui limite de 50 km/h. Também foram aplicadas multas a veículos que descumpriram o rodízio municipal, circulando em horários proibidos.
O radar que lidera o ranking está instalado na Avenida Prestes Maia, próximo ao número 913, na região central. Ele já havia sido destaque no ano anterior e manteve o posto de "campeão de multas".
Continua depois da publicidade
Segundo informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), essa avenida concentra um fluxo intenso: aproximadamente 59.597 veículos passam diariamente pelo ponto onde o radar está instalado, um fator que contribui para o grande volume de registros.
Mesmo levando isso em conta, a quantidade de infrações captadas pelo equipamento supera a dos demais radares da cidade.
A própria Secretaria de Mobilidade e Trânsito indica que o número total de multas de 2024 pode ser ainda maior, uma vez que parte das autuações ainda não foi inserida no sistema.
Continua depois da publicidade
Outro dificultador é a falta de registro de localização em 278 mil multas emitidas por radares fixos, o que impede uma análise completa.
Dica do editor: Novo radar 'antibarulho' começa a multar no Brasil e a punição assusta motoristas.
O radar da Prestes Maia não foi o único a apresentar números expressivos. O segundo colocado do ranking fica na pista expressa da Marginal Tietê, sentido Cebolão, próximo ao km 10,5, com 42.647 infrações registradas.
Continua depois da publicidade
Em terceiro lugar aparece o equipamento da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, na altura do número 2453, responsável por 42.379 multas ao longo do ano.
Apesar da grande quantidade de autuações, a arrecadação obtida com multas ficou abaixo do esperado. A Secretaria Municipal da Fazenda previa receber R$ 1,9 bilhão, mas o total efetivamente arrecadado foi de R$ 1,1 bilhão, valor bem inferior ao estimado.