X

Cotidiano

Quarto dia da Campanha Verão Limpo acontece domingo na Praia do Itararé

Nas três primeiras ações, quase 9 mil resíduos foram recolhidos por voluntários

Da Reportagem

Publicado em 16/02/2018 às 18:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Desta vez, a ação será a partir das 10h de domingo (18), na Praia do Itararé / Divulgação/PMSV

Limpar as praias, analisar detritos da areia e conscientizar os banhistas. Estes são alguns dos objetivos da Campanha Verão Limpo, que acontece pela quarta vez este ano em São Vicente. Desta vez, a ação será a partir das 10h de domingo (18), na Praia do Itararé, com dezenas de voluntários da ONG Ecomov, do Grupo Escoteiro do Ar São Vicente entre outros, que atuarão recolhendo o chamado microlixo.

Esta é a segunda ação na Praia do Itararé. Outras duas foram realizadas no Gonzaguinha. O balanço aponta dados importantes nessa primeira etapa promovida em três momentos (dias 21 e 29/1 e 4/2), com 59 kg de microlixo coletado em uma área de 55 mil metros quadrados de atividade, sendo 8.868 resíduos analisados com equipe técnica de engenharia ambiental e biologia e técnicos de recursos hídricos.

Dados

Desse total de material coletado, 56,01% refere-se a embalagens de alimentos, sendo a campeã os invólucros de canudos unitários (2.883 unidades). Em segundo, os próprios canudos plásticos, com 872 unidades. Na sequência, vêm as tampinhas de pet. Outro grande vilão da natureza encontrado na areia foi o cigarro, com 2.793 bitucas analisadas, revelando grande descarte desse material contaminante nas praias da Cidade.

O cálculo na área atendida mostra índice de 160 resíduos por metro quadrado percorrido.

Os dados servem como alerta para o planejamento de mais campanhas e iniciativas voltadas a inibir o descarte de lixo na temporada de verão, visando o consumo consciente desse banhista /consumidor no comércio local.

Esses resíduos prejudicam também a fauna marinha, uma vez que são comumente ingeridos por animais como tartarugas e peixes.

Turismo

Pesquisa da Secretaria de Turismo de São Vicente (Setur), desenvolvida por equipe técnica especializada, registrou que 75% dos turistas nesses três dias de campo são da capital paulista.  Entre os demais, Campinas e outras cidades do interior somam 10% de visitantes das praias vicentinas. Já 9% do público é da Baixada Santista, 4% veio de outros estados e 2% do Grande ABC. Outra parte da pesquisa revela o grau de conhecimento dos mesmos entrevistados sobre a Cidade. Assim, 88% revelaram já ter vindo em anos anteriores e 9% não conheciam ainda São Vicente. Mais um destaque: 48% vieram motivados pelas praias.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter