Quarto dia da Campanha Verão Limpo acontece domingo na Praia do Itararé

Nas três primeiras ações, quase 9 mil resíduos foram recolhidos por voluntários

Comentar
Compartilhar
16 FEV 2018Por Da Reportagem18h17
Desta vez, a ação será a partir das 10h de domingo (18), na Praia do ItararéFoto: Divulgação/PMSV

Limpar as praias, analisar detritos da areia e conscientizar os banhistas. Estes são alguns dos objetivos da Campanha Verão Limpo, que acontece pela quarta vez este ano em São Vicente. Desta vez, a ação será a partir das 10h de domingo (18), na Praia do Itararé, com dezenas de voluntários da ONG Ecomov, do Grupo Escoteiro do Ar São Vicente entre outros, que atuarão recolhendo o chamado microlixo.

Esta é a segunda ação na Praia do Itararé. Outras duas foram realizadas no Gonzaguinha. O balanço aponta dados importantes nessa primeira etapa promovida em três momentos (dias 21 e 29/1 e 4/2), com 59 kg de microlixo coletado em uma área de 55 mil metros quadrados de atividade, sendo 8.868 resíduos analisados com equipe técnica de engenharia ambiental e biologia e técnicos de recursos hídricos.

Dados

Desse total de material coletado, 56,01% refere-se a embalagens de alimentos, sendo a campeã os invólucros de canudos unitários (2.883 unidades). Em segundo, os próprios canudos plásticos, com 872 unidades. Na sequência, vêm as tampinhas de pet. Outro grande vilão da natureza encontrado na areia foi o cigarro, com 2.793 bitucas analisadas, revelando grande descarte desse material contaminante nas praias da Cidade.

O cálculo na área atendida mostra índice de 160 resíduos por metro quadrado percorrido.

Os dados servem como alerta para o planejamento de mais campanhas e iniciativas voltadas a inibir o descarte de lixo na temporada de verão, visando o consumo consciente desse banhista /consumidor no comércio local.

Esses resíduos prejudicam também a fauna marinha, uma vez que são comumente ingeridos por animais como tartarugas e peixes.

Turismo

Pesquisa da Secretaria de Turismo de São Vicente (Setur), desenvolvida por equipe técnica especializada, registrou que 75% dos turistas nesses três dias de campo são da capital paulista.  Entre os demais, Campinas e outras cidades do interior somam 10% de visitantes das praias vicentinas. Já 9% do público é da Baixada Santista, 4% veio de outros estados e 2% do Grande ABC. Outra parte da pesquisa revela o grau de conhecimento dos mesmos entrevistados sobre a Cidade. Assim, 88% revelaram já ter vindo em anos anteriores e 9% não conheciam ainda São Vicente. Mais um destaque: 48% vieram motivados pelas praias.