Cotidiano

'Quando venta, a casa balança': Essa família vive há 55 anos em uma casa de barro isolada no Ceará

No topo de uma serra em Itapipoca vive Seu Gonçalo (66) e Francisca Helena (49), que mantêm viva uma tradição que está desaparecendo: a vida em uma casa de taipa (barro e madeira)

Ana Clara Durazzo

Publicado em 02/02/2026 às 11:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Mas o que para muitos parece um cenário bucólico, para eles é uma luta diária contra o vento, a estrutura rachada e o isolamento / Israel Puro Sertão/ reprodução Youtube

Continua depois da publicidade

No topo de uma serra em Itapipoca, no interior do Ceará, o tempo parece ter parado. Ali, Seu Gonçalo (66) e Francisca Helena (49) mantêm viva uma tradição que está desaparecendo: a vida em uma casa de taipa (barro e madeira).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Mas o que para muitos parece um cenário bucólico, para eles é uma luta diária contra o vento, a estrutura rachada e o isolamento.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Pai esconde mapa por 80 anos e filho recupera tesouro da 2ª Guerra Mundial no terreno da família

• Família adota cachorrinho pensando que era um golden, mas teve uma surpresa inusitada

O som do vento forte não é apenas trilha sonora; é um alerta. Com rachaduras visíveis e risco estrutural, a moradia que abriga a família há décadas pede socorro.

Autossuficiência no topo da serra

Apesar das dificuldades, a propriedade é um exemplo de sobrevivência e conexão com a terra. Sem os luxos da cidade, a família produz quase tudo o que consome:

Continua depois da publicidade

  • Pomar infinito: Manga, limão, acerola, banana e graviola colhidas no quintal o ano todo.

  • Doces artesanais: Francisca transforma a colheita em renda, vendendo cocadas e doces de leite por valores que ajudam a fechar as contas.

  • Peixe no Tanque: A família cria tilápias em um reservatório escavado no solo, que também serve para irrigar a plantação.

    Continua depois da publicidade

O abismo da burocracia e do isolamento

A paz da serra tem um preço alto: o isolamento. O acesso é feito por uma trilha íngreme onde carros só sobem se o tempo estiver seco. Esse distanciamento reflete na vida financeira da família:

  1. Bolsa Família Bloqueado: Sem celular e longe do centro urbano, Francisca luta para reativar o benefício após cinco idas frustradas ao CRAS.

  2. O Tanque de R$ 1.200: A sobrevivência da horta depende de uma lona nova para o tanque de água. O custo de R$ 1.200 é hoje um obstáculo intransponível para quem vive da agricultura familiar.

    Continua depois da publicidade

  3. Saúde: Seu Gonçalo enfrenta dores na coluna e no joelho, aguardando auxílio enquanto tenta, sozinho, fazer pequenos reparos na casa que 'balança'.

Tradição que resiste: Bucha vegetal e fogão a lenha

Na casa de Seu Gonçalo, a modernidade entra com cautela. Mesmo com fogão a gás, a preferência é pelo fogão a lenha — 'cozinha mais rápido', diz Francisca. Até a esponja de lavar louça é cultivada ali mesmo: a bucha vegetal colhida no pé evita gastos no supermercado.

TAGS :

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software